

Agora as atrações culturais do Espírito Santo estão na palma das mãos e podem ser conferidas em um clique com o Mapa Cultural. A plataforma digital gratuita e colaborativa informa e apresenta o cenário cultural e artístico local, onde qualquer pessoa cadastrada pode ser um agente cultural divulgando seus eventos, espaços ou projetos.
O Mapa Cultural ES permitirá a visualização de agendas culturais das cidades, por meio da colaboração de qualquer pessoa cadastrada e, assim, ampliará o acesso para o público geral. A partir deste cadastro, é fica mais simples participar de editais e programas da Secretaria e de outras instituições.
II Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura
Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM, o encontro tem como objetivo o incentivo à criação e fortalecimento dos sistemas municipais de cultura, além de ser um momento de integração dos novos secretários e dirigentes municipais.
De acordo com secretário da Secult, João Gualberto Vasconcellos, o encontro é importante para o avanço das políticas públicas de cultura, por reunir agentes das esferas municipal, estadual e federal. “O encontro tende a qualificar o debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável entre o Estado e os municípios. É necessário que exista o dialogo entre os novos gestores e a Secult, sempre de um forma compartilhada”, destacou João Gualberto.
O sistema, produzido em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM, foi lançado na manhã desta terça-feira (07), junto ao II Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultural, no Palácio Anchieta, sede do Governo.