Aos 11 anos, Bianca Buback foi a única bailarina solista do Espírito Santo selecionada para o maior festival de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville, que acontece em Santa Catarina.
>> Aos 17 anos, bailarina do ES fica em 1º lugar no maior festival de dança do mundo
Para o Festival de Joinville, a capixaba foi selecionada na divisão Meia Ponta, onde marcará presença no mês de julho com o solo neoclássico “Après Un Rêve”, do coreógrafo e ensaiador Marcelo Vitor.
“Minha irmã, quando tinha a minha idade, já tinha ido pra lá. Fiquei esperando muito pra ir. Agora vou ter que trabalhar muito mais agora!”, contou Bianca.
Com apenas 1 ano e meio de idade, Bianca iniciou os estudos de ballet clássico na Expressão e Arte.
Com muita preparação de dedicação, entrou para o universo dos concursos de dança em 2016 com conjuntos e em 2018 como solista.
“Sobre o Joinville, sempre foi um sonho ir pra lá. Desde pequenininha eu acompanhava a preparação dos meus amigos pra irem pra lá e isso me deu muita vontade de trabalhar muito para conseguir minha vaga. Sempre foi um sonho meu”.
Bianca ganhou várias premiações, colocações e bolsas de estudo em festivais nacionais e internacionais, como no Enesdança – ES em todas as suas participações, alcançando a premiação de “destaque juvenil” no ano de 2021.
Além disso, foi medalha de ouro no World Ballet Competition – São Paulo, sendo aprovada para as finais na Flórida.
Apaixonada pela dança, Bianca foi bailarina revelação no Santos Dance Festival – São Paulo, também sendo selecionada para as finais na Alemanha e ganhou bolsas para Summer Brasil – Rio de Janeiro, Move Summer Course – São Paulo e Miami City Ballet School Summer – Estados Unidos.
PROFESSORES CAPIXABAS NO FESTIVAL
Lu Braga, que é bailarina e capixaba, dará três cursos durante o festival. Mas não para por aí. O marido dela, Ugo Alexandre, também participará como jurado e professor.
“Já fui no festival acompanhando meu marido como jurado e professor. Ele já foi me acompanhando como professora mas esse ano será muito especial pois ambos fomos convidados. Ele será jurado e professor. Eu darei 3 cursos”.
E para orgulho do Espírito Santo, dos 24 professores selecionados, o casal foi escolhido para fazer parte do mega evento.
“Ao ver o site de Joinville me deparei com o fato de que, ao todo, durante o festival, serão 24 professores renomados do meio da dança e de todo Brasil. Quando vi isso pensei: ‘Cara… que lega!’. Dos 24 profissionais escolhidos no Brasil, 2 são do Espírito Santo e moram numa mesma casa”, contou rindo.
O amor pela dança é algo de família! Lu e a filha Malú, vivem da dança e para a dança. Malú Braga é professora, coreógrafa e bailarina.
“Na minha casa, eu, meu marido e minha filha vivemos da dança! Eu sou do ballet clássico. Meu marido das danças urbanas e minha filha do jazz e funk”.
É muito amor por essa arte!
Matéria escrita por Thamiris Guidoni