Se você procura uma receita prática, diferente e com aquele toque especial de especiarias, o licor de gengibre pode ser a escolha perfeita.
O chef Thiago Corsini ensina como preparar essa bebida cremosa usando apenas três ingredientes: gengibre fresco, leite condensado e cachaça.
Ideal para quem gosta de sabores intensos e quer surpreender em reuniões com amigos ou em ocasiões especiais, o preparo é rápido e o resultado, irresistível.
Receita de licor de gengibre
INGREDIENTES
200g gengibre
395g de leite condensado
1 copo de cachaça
MODO DE PREPARO
- Adicione no liquidificador o gengibre já picado, água até cobrir e bata bem;
- Passe na peneira até extrair todo o suco. Volte o líquido para o liquidificador, adicione o leite condensado, a cachaça e bata novamente até misturar tudo;
- Passe para um recipiente limpo e está pronto para tomar!
Dica: deixe “curtindo” na geladeira de um dia para o outro. O licor ficará ainda mais saboroso. Também é possível fazer essa receita sem álcool, basta retirar a cachaça da receita.
Benefícios do licor de gengibre
O licor de gengibre é mais do que uma bebida de sabor marcante, ele também pode oferecer benefícios interessantes para o organismo quando consumido com equilíbrio. Isso porque o gengibre, seu ingrediente principal, é rico em compostos bioativos como gingerol, responsáveis por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas.
Um dos principais benefícios do licor de gengibre está na sua ação digestiva. Tradicionalmente, ele é consumido após as refeições para ajudar no processo de digestão, aliviar gases, cólicas e sensação de estufamento.
Além disso, o gengibre é conhecido por combater náuseas leves, o que pode tornar a bebida útil em pequenas quantidades em casos de mal-estar passageiro (desde que não haja contraindicação ao álcool).
O gingerol também ajuda a estimular a circulação sanguínea e possui efeito termogênico leve, podendo contribuir para uma sensação de aquecimento corporal, ideal em dias frios ou como aperitivo em jantares especiais.
Mas vale lembrar: por conter álcool, o consumo deve ser moderado e ocasional. Os benefícios vêm principalmente do gengibre, e não do teor alcoólico. Por isso, é sempre importante evitar exageros, principalmente para quem tem restrições de saúde, como hipertensão, gastrite ou intolerância ao álcool.