
O Armazém 5 do Porto de Vitória, administrado pela Vports, recebe a partir desta quinta-feira (30), às 19h, a exposição gratuita “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis”. O local reabre as portas após obras de reforma que o transformaram no novo espaço cultural do Espírito Santo.
Em vídeo publicado no Instagram, o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, disse que a mostra reúne 15 artistas e “propõe novas formas de imaginar a Baía de Vitória a partir da arte, da história e da convivência entre pessoas e natureza”.
Participam da exposição os artistas Amaná, Ana Luzes, Carla Désirée, Farley José, Gabriela Gaia, Ione dos Reis, Jaíne Muniz, Jenni Prélio, Jéssica Barcellos, João Cóser, Juliana Almeida, Julio Tigre, Natan Dias, Rick Rodrigues e Yuriê Perazzine. Em maio, Noronha contou ao Folha Vitória que eles foram selecionados por meio de um chamamento público.
São artistas renomados, de vários lugares, que trazem nas obras a temática da Baía de Vitória, com toda a poética que o mar, a baía e o porto inspiram na cidade e no Espírito Santo.”
Fabrício Noronha
Além das obras, o público poderá conferir uma websérie documental e trabalhos produzidos por estudantes de escolas públicas da Grande Vitória.
A visitação ficará aberta até 7 de dezembro, de quarta a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Reforma dos armazéns
O Armazém 5, com 1,8 mil metros quadrados, é um dos cinco armazéns do Porto de Vitória que passaram por reforma no ano passado – um investimento total de R$ 100 milhões em recursos públicos e privados.

Os dois primeiros armazéns seguem com uso operacional e portuário, enquanto os outros três serão destinados a projetos socioculturais.
O Armazém 3 abrigará o Senai Porto, unidade de ensino voltada à formação de profissionais nas áreas de logística, gestão portuária, tecnologia da informação e economia do mar.
Já o Armazém 4 e o prédio anexo receberão a nova sede do Museu Vale, em uma área total de 3,9 mil metros quadrados.