Arte

Artista capixaba que já viveu nas ruas expõe obras no Tribunal de Justiça

Mostra “Renascimento” reúne 35 obras de Ana Lilia Arnal Conte no Espaço Cultural do TJES até 26 de setembro

Leitura: 3 Minutos
Ana Lilia levou 35 obras para exposição no TJES (Foto: Reprodução/Facebook/TJES)
Ana Lilia levou 35 obras para exposição no TJES (Foto: Reprodução/Facebook/TJES)

A artista plástica capixaba Ana Lilia Arnal Conte inaugura a exposição “Renascimento” no Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A mostra reúne 35 obras e ficará aberta à visitação gratuita até o dia 26 de setembro, das 12h às 19h. Os quadros também estarão à venda.

Autodidata, Ana Lilia começou a pintar aos 11 anos, quando fez suas primeiras aulas de óleo sobre tela. Com o tempo, a arte passou a ocupar diferentes espaços em sua trajetória.

“Sempre trabalhei com material reciclado. Eu ia em caçambas de lixo procurar madeira ou algo que pudesse transformar em quadro. Muitas tintas eu comprava, outras eu ganhava. E assim fui construindo minha forma de pintar”, contou.

A artista já viveu nas ruas de Vitória, período em que passou a vender suas obras como forma de sustento. Ela relembra que, nesse tempo, as doações se intensificaram e a arte se tornou a maneira que encontrou para não se perder.

O primeiro quadro foi feito até com maquiagem, com batom, rímel, sombra e esmalte. Depois vendi esse quadro para um alemão na Curva da Jurema. Ele me disse: ‘você vai ter muito sucesso’ e levou a obra para a Alemanha. Isso me deu vontade de continuar.

Ana Lilia Arnal Conte

Com obras inspiradas principalmente nas paisagens da capital capixaba, a artista já espalhou trabalhos por quase toda a Europa, Estados Unidos, México, Canadá, Austrália e Japão. “De 2023 para cá, já pintei 2.800 quadros. É uma doideira isso”, afirmou.

Algumas das obras de Ana Lilia em exposição (Foto: Divulgação)

Renascimento

A exposição no TJES é a primeira grande oportunidade de mostrar seu trabalho em um espaço institucional. O convite partiu de um servidor que conheceu a artista em Vitória. O tema escolhido para a mostra, “Renascimento”, reflete o momento atual da vida de Ana Lilia.

Essa exposição é uma porta de entrada para que as pessoas enxerguem quem é Ana Lilia. Eu não sou moradora de rua, eu estive na rua. Hoje, quero retomar a minha vida e mostrar que sou uma artista plástica. Eu aprendi a ser humilde, a dar valor às coisas e a amar verdadeiramente as pessoas. Mas agora é uma nova vida.

Ana Lilia Arnal Conte

Serviço

Exposição Renascimento

  • Período expositivo: até 26 de setembro
  • Horário: das 12h às 19h
  • Local: Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) – R. Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, Vitória
  • Entrada: gratuita
Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).