
Aos 24 anos, Beeboy abre as asas para expor, pela primeira vez, em uma das mais importantes feiras de arte da América Latina, que acontece de 10 a 14 de setembro, no Rio de Janeiro.
Nascido em Cariacica, Ramon Álvaro (nome de batismo do artista) apresenta obras que carregam a força da literatura, da memória familiar e da cultura urbana. Suas inspirações vêm da natureza, da negritude, da filosofia e da música.
Formado em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi durante a graduação que encontrou “o entrelaçamento entre palavra e imagem, literatura e pintura”.
Autodidata, Beeboy revela que sempre desenhou o que não conseguia expressar por causa da timidez. Sua arte se moldou a partir da observação e da vida cotidiana, enquanto o percurso acadêmico, somado à vivência periférica, lhe deu base para criar uma poética própria.
Sou artista desde que me entendo por gente, da creche à atualidade, ainda que a consciência desse chamado tenha se manifestado aos poucos, como uma flor prenunciada pelo broto que desabrocha no tempo certo, predestinada à primavera.
Beeboy
O nome artístico (menino abelha, em inglês) simboliza o gesto de espalhar novas linguagens, dar visibilidade a histórias silenciadas e transformar em cor e forma experiências coletivas da negritude. Cada tela se torna espaço de afirmação e crítica, carregada de símbolos e camadas poéticas.
Primeiras vezes
A estreia do capixaba na ArtRio será junto da galeria Matias Brotas, ao lado de Richard Hoey e de nomes já consolidados no circuito, como Arthur Arnold, José Bechara, Adrianna Eu, Mai-Britt Wolthers e Suzana Queiroga. Também é a primeira vez que o artista firma parceria com uma galeria.
“Foi um encontro natural, quase inevitável, como se estivéssemos destinados a compartilhar esse caminho. Estrear na ArtRio é um salto de visibilidade, mas mais que isso, é um espaço de reafirmação. Significa que minha arte, nascida comigo em Cariacica, atravessou muros e fronteiras, ecoando para além do lugar onde foi gestada”, disse.
O artista estará presente na abertura da feira, na próxima quarta-feira (10), e destaca que espera viver esse momento como aprendizado e também como comunhão: com outros artistas, com o público e com o movimento da arte contemporânea brasileira.
Linha de chegada
Grande parte da obra do cariaciquense fala sobre a própria trajetória. Ele deseja que sua arte seja um espelho para aqueles que, como ele, vêm da periferia e carregam a negritude como marca, para que possam se reconhecer e se fortalecer.
E engana-se quem pensa que o sonho do artista é descer as escadarias de um dos monumentos mais famosos da França. Para Beeboy, a periferia não é apenas ponto de partida.
Gostaria de fazer uma grande exposição na minha própria comunidade. Porque acredito que o lugar de onde vim merece ser também o espaço onde a arte floresce em sua potência máxima. Levar minha obra para esse território é devolver em forma de imagem tudo aquilo que recebi em forma de experiência e vivência. Seria uma celebração coletiva, um gesto de gratidão.
Beeboy
Serviço:
ArtRio 2025 (15ª edição)
- Local: Marina da Glória – Rio de Janeiro
- 10 a 14 de setembro de 2025
- Horários de visitação:
10/09 (qua), das 14h às 20h
11/09 (qui), das 13h às 20h
12/09 (sex), das 13h às 20h
13/09 (sáb), das 14h às 20h
14/09 (dom), das 14h às 20h
Programação da Matias Brotas na ArtRio
- 10/09, às 17h: Abertura do stand da Matias Brotas, com presença da primeira dama do Espírito Santo, Virgínia Casagrande, e do Secretário da Cultura, Fabrício Noronha
Local: Stand D9, Pavilhão Terra, Marina da Glória – Rio de Janeiro - 11/09, às 10h: Visita guiada ao atelier do artista Antônio Bokel – Vagas Esgotadas
Local: Rua Marquês de São Vicente, 431, Gávea - 11/09, às 14h: Série Talks com Fabrício Noronha, Secretário da Cultura do Espírito Santo, vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura
- 11/09, às 17h: Recepção especial no stand do Parque Cultural Casa do Governador na ArtRio com a primeira-dama do ES, Maria Virgínia Casagrande, e o Secretário da Cultura, Fabricio Noronha.