Há um tipo de luxo que não se compra, se vive. Ele está no instante em que o tempo desacelera, no toque que molda o barro, na respiração entre uma curva e outra. É o luxo da experiência, do feito à mão, da criação que carrega presença e alma.
Foi nesse espírito que o Cerâmica Experience ganhou forma: um encontro tecido com afeto pelas ceramistas Isa Reis e Aline Cypriano, no cenário acolhedor do Hotel Pontal de Ubu, em Anchieta.
À beira-mar, profissionais de diversas localidades do país se reuniram para momentos de pausa, criação e reencontros. Um retiro sensorial em que o barro, o vinho e as emoções se misturaram com leveza e naturalidade.
A artista convidada Darly Pelegrino, referência no universo da técnica “paperclay”, guiou olhares e mãos por caminhos de leveza e força, tão contraditórios e belos quanto a própria alma feminina. Em cada peça moldada, havia um pouco de silêncio, coragem e amor. Nenhuma igual à outra. Todas únicas, verdadeiras, marcadas pela expressão de quem cria com o coração.
Entre uma queima e outra, a tarde se encheu de aromas e conversas. Letícia Paiva conduziu uma experiência sensorial com vinhos, convidando cada participante a degustar o instante, a perceber o tempo das coisas, a reconhecer o valor do agora.
O encontro foi um respiro na correria dos dias, um lembrete de que criar é também se reinventar. Que a beleza mora nas imperfeições. Que o luxo está em sentir, em compartilhar, em estar presente.
Para a ceramista Isa Reis, o Cerâmica Experience foi mais do que uma oficina de técnica, foi um momento de vivência e conexão entre as pessoas.
“Tivemos participantes de vários estados, o que, além de valorizar o trabalho desenvolvido por meio da cerâmica, ajuda a fomentar a arte, o Turismo e a divulgar as belezas que só o Espírito Santo tem”, destacou.
Ela ressaltou, ainda, que o Cerâmica Experience foi mais do que uma vivência, foi algo transformador. “Assim como a argila tem o poder de se reinventar, nós, enquanto seres humanos, também temos essa capacidade”, concluiu a ceramista.
Um convite à próxima experiência
Se você sonha em viver a cerâmica de forma profunda e criativa, o Cerâmica Experience é uma oportunidade de se reconectar com o tempo, com a arte e com você. O evento, promovido pelo Isa Reis Espaço Criativo junto à Aline Cypriano, do Hotel Pontal de Ubu, propõe uma jornada de inspiração, técnica e sensibilidade.
A quinta edição já tem data prevista: maio de 2026 e promete mais um capítulo de arte, afeto e experiências inesquecíveis.
Aline Cypriano também idealizadora do Cerâmica Experience reforça que é um encontro onde é possível vivenciar uma experiência única, com o privilégio de aprender com a troca de vivências. Não perca!