
Duas obras do pintor Homero Massena voltaram a integrar o acervo do Museu Atelier Homero Massena, na Prainha, em Vila Velha. As telas “Lavadeiras” e “Flamboyant” foram reinstaladas no espaço na quinta-feira (8), após a conclusão de um processo de restauração iniciado em agosto de 2025.
As pinturas apresentavam desgastes provocados pela ação do tempo e também intervenções feitas em restaurações anteriores, realizadas com técnicas e materiais hoje considerados inadequados. O trabalho mais recente buscou estabilizar as obras e recuperar sua leitura visual, sem eliminar marcas do envelhecimento natural.
A restauração faz parte do projeto MAHM Digital, que prevê a conservação de cinco pinturas do artista e a digitalização de 37 obras do acervo do museu. O material digitalizado será disponibilizado na Mediateca Capixaba, ampliando o acesso público à produção de Homero Massena.
Além das duas telas já entregues, outras três obras devem passar por conservação, com conclusão prevista até o fim de maio. O projeto também inclui a produção de um catálogo impresso e ações de acessibilidade, como legendas em braille e mapa tátil.
O Museu Atelier Homero Massena funciona na casa onde o artista viveu entre 1951 e 1974. A visitação é gratuita e acontece de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 17h30.