Lições-de-escultura-Vilar
Exposição "Lições de Escultura" ficará até 22 de junho no Palácio Anchieta (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

O artista plástico capixaba José Carlos Vilar expõe suas “Lições de Escultura”, no Espaço Cultural Palácio Anchieta, em Vitória, a partir desta quarta-feira (19). A mostra reúne cerca de 70 esculturas em aço, explorando diferentes dimensões e formas.

A exposição ficará aberta ao público até 22 de junho e apresentará peças inéditas e do acervo do artista, feitas em técnicas variadas.

LEIA TAMBÉM:

As esculturas foram produzidas a partir da vivência de Vilar com o cotidiano, da sua observação das coisas que o cercam. Entre os pontos de inspiração está a relação diária que ele tem com o mar, por conta de sua prática de muitos anos com canoa havaiana.

Lições-de-escultura-Vilar
Exposição “Lições de Escultura” (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

Há mais de 50 anos trabalhando com o aço, o artista revela qual foi a lição que aprendeu com suas obras.

Através do diálogo permanente com o aço, você entende os seus limites e os do aço. Você sabe até onde chegar, até onde aço permite o avanço. Você entende os dois: eu, o agente, e o aço como material. A coisa flui, e a folha de aço vira folha de papel, e o vergalhão torna-se barbante. Aí, tudo flui. Quando há esse respeito mútuo, tudo avança.

A mostra é um projeto do Instituto Modus Vivendi, com gestão de Erika Kunkel, curadoria de Agnaldo Farias e patrocínio da ArcelorMittal, unidade Tubarão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Espírito Santo (LICC).

A presidente do Instituto, Erika Kunkel, explicou que, há 16 anos, o Modus Vivendi trabalha no desenvolvimento da cultura dentro do Estado, tanto com o restauro de monumentos e museus quanto com exposições de arte, e este foi um projeto singular.

Lições-de-escultura-Vilar
Erika Kunkel (centro) é a presidente do Instituto Modus Vivendi Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

“Este trabalho, em especial, nos trouxe muita satisfação por se tratar de um artista capixaba renomado, um professor, e pela experiência de ver a produção dessa exposição crescer. Trabalhamos com grandes profissionais. É um projeto de sucesso, e o povo capixaba ganha esse presente”, disse Erika Kunkel.

Lições-de-escultura-Vilar
Exposição “Lições de Escultura” (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

Já o Secretário da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, exaltou a trajetória do artista, que é professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e afirmou que a exposição é uma celebração de sua carreira.

Vilar é um grande nome da cultura e da arte do Espírito Santo. Essa exposição coroa essa trajetória, porque o Vilar, além de todo esse trabalho, também foi mestre de gerações de artistas que passaram pelo seu ateliê e sala de aula. Estamos muito alegres em receber, aqui no Palácio, essa exposição.

Serviço

Exposição “Lições de Escultura”

  • Período: de 19 de março a 22 de junho de 2025
  • Visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h
  • Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta
  • Endereço: Praça João Clímaco, s/n – Cidade Alta – Centro – Vitória
  • Entrada gratuita

FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO
Artista: José Carlos Vilar

Curadoria: Agnaldo Farias

Coordenação: Erika Poncio Kunkel Varejão

Design Gráfico: Taíza Belesa Ammar

Projeto Expográfico: Fabrício Coradello Salvador

Iluminação Expográfica: Vitor Lorenção

Fotografia: Victor Nogueira

Curadoria de Conteúdo e Educativa: Neusa Mendes

Arte-Educação: Mara Perpétua Banhos Pereira

Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).