
O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, recebe, a partir desta segunda (05), a residência artística da artista visual Sheyla Ayo, como parte do Programa de Residências Artísticas 2025/2026. A iniciativa promove imersões criativas em meio à Mata Atlântica capixaba e reúne artistas de diferentes linguagens.
Realizado entre agosto de 2025 e março de 2026, o programa contempla sete residências e propõe um ambiente de criação ligado à contemplação, à convivência e à atenção ao território. A residência de Sheyla Ayo acontece até 25 de janeiro.
Artista multidisciplinar e educadora, ela desenvolve trabalhos que atravessam desenho, pintura, fotografia e performance, articulando ancestralidade, espiritualidade afro-brasileira, memória feminina e relação com a natureza. Sua pesquisa também aborda o corpo e o território como espaços simbólicos de presença e cuidado.

Durante a permanência no Mosteiro, Sheyla Ayo realizará um processo de criação imersivo e, como contrapartida pública, promoverá oficina e atividade aberta ao público, sempre aos domingos.
O Programa de Residências Artísticas 2025/2026 é realizado pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem em parceria com a Atmo Produções Culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e patrocínio da EDP. Todas as atividades abertas ao público são gratuitas.
Serviço – Residência artística no Mosteiro Zen Morro da Vargem
- Período: 5 a 25 de janeiro de 2026
- Atividades abertas ao público: Oficinas, conversas, visitas guiadas e ativações (aos domingos)
- Local: Mosteiro Zen Morro da Vargem – BR-101, Km 217, Ibiraçu (ES)