Imagem da feira BAMA – Busan Annual Market of Art – Coréia do Sul. Foto: Bama/Divulgação

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Feiras de arte visual: iniciativas vieram para ficar

Se as Feiras de Arte Visual serão ou não consideradas um “mal do século”, não é possível prever, no entanto, é possível perceber que atuam e determinam como o fluxo da produção artística é tratado ou manipulado neste momento histórico. A enorme quantidade de feiras que ocupam os muitos espaços na Europa, na Ásia, na África, nas Américas e em todos os rincões do mundo dão uma ideia do poder que este mercado vem assumindo nos últimos anos, isto é facilmente constatado pela velocidade e intensidade com que vem se “alastrando”.

Divulgação FWF - Flexal Fashion Week

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Fashion Week Flexal: cultura e identidade em Cariacica

O ponto alto do projeto é o evento que acontecerá durante quatro dias, com diversas atividades expositivas resultantes das oficinas, de quarta-feira (20/11) a sábado (23/11), o grande dia do encerramento, em que o público poderá desfrutar de diversas apresentações culturais: Shows, Desfiles de Moda, Performances de Dança, Batalha de MC’s, Capoeira, Teatro e Circo, Exposição Fotográfica e participação de personalidades convidadas de dentro e fora da comunidade.

Oficina do artista Rick Rodrigues na E.E.E.F.M. João Neiva

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Residência artística leva ateliês a escolas públicas de João Neiva

Desenvolvido entre agosto e novembro deste ano em todas as unidades escolares de João Neiva, o projeto aconteceu em três etapas: os participantes estiveram em uma palestra com a curadora Dani Nogueira para acessar o resgate de memórias através dos sentidos. Em seguida, Rick Rodrigues autou como artista residente junto às turmas, com o objetivo de criar obras bordadas em placas de acrílico para expor no ponto de ônibus da Praça Nossa Senhora do Líbano, no centro da cidade, espaço que já recebeu outras obras de Rick e é um ponto de referência em João Neiva.

Imagem gerada por IA / 
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Videogames: uma arte do século XXI?

Um exemplo disso é Journey (2012), da thatgamecompany. Nesse jogo, o jogador assume o controle de um personagem sem rosto, que atravessa vastos desertos em direção a uma montanha. A narrativa minimalista e a ausência de diálogos permitem que o jogador projete suas próprias emoções na jornada. O cenário aberto, a trilha sonora imersiva e as interações com outros jogadores anônimos criam uma experiência altamente subjetiva, na qual o jogador “devém” junto ao personagem.