
O Espírito Santo vai receber, ainda em 2025, uma das obras de Hélio Oiticica, um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira. A instalação Magic Square #3 passará a integrar o acervo do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, consolidando o espaço como referência no cenário cultural nacional.
O anúncio foi feito durante a Feira de Arte do Rio de Janeiro. Na ocasião, Cesar Oiticica, diretor do Projeto Hélio Oiticica, assinou o contrato de incorporação da obra ao acervo do parque.
É uma emoção muito grande poder iniciar esse projeto e colocar uma obra que sempre foi pensada para estar num espaço público, onde as pessoas podem interagir, ter acesso livremente.
Diretor Cesar Oiticica
A instalação é um labirinto ao ar livre de 200 metros quadrados, pintado em cores vibrantes, que convida o público a caminhar e interagir com os planos de cor. No mundo, existem apenas três obras da série, sendo esta a segunda aberta à visitação pública, ao lado do exemplar do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

Segundo o artista, designer, cenógrafo e diretor curatorial do Parque Cultural Casa do Governador, Omar Salomão, a conquista é um marco para o Espírito Santo. “A aquisição do Magic Square n. 3 coloca de forma firme o Parque Cultural Casa do Governador e o Espírito Santo no mapa das artes, porque além de ser uma das séries mais icônicas do artista, é uma experiência que não pode ser vivida em nenhum outro lugar do mundo”, afirmou.
O secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, também celebrou a novidade. “É uma conquista poder receber uma obra desse tamanho, dessa importância e da grandiosidade de Hélio Oiticica para a cultura brasileira”.
O Magic Square #3 será construído seguindo as instruções originais deixadas pelo artista em textos e maquetes. A previsão é de que a instalação seja inaugurada ainda no segundo semestre de 2025, na parte superior do parque, em meio à natureza.