Mais um capixaba que levará o Espírito Santo mundo afora! Natural de São Mateus, Marcelo Oliveira vai para Argentina com o trabalho “O Amanha Talvez não Exista” para o III Festival Internacional de Dança de Córdoba.
Em meio à tristeza, o artista encontrou uma forma de usar o luto para a arte.
“A minha pesquisa em dança é na área da saúde mental e masculinidades múltiplas. Criei o espetáculo no período pandêmico para ressignificar o luto. Perdi meu pai para a covid-19 e me colocando no lugar do outro, sabendo que muita gente perdeu familiares e amigos, quis mostrar o que muitos não sabem: é possível a ressignificação”.
O espetáculo foi pensando de um jeito que a arte seja levada para quem não tem acesso ao mundo da cultura.
“Esse trabalho vem com a proposta de reconhecer o valor de si em meio a dor e tem uma relação atemporal do que seria o agora. O projeto do espetáculo é incluí-lo dentro do Programa de Formação de Plateia, onde ele vai até pessoas com poucos acessos a arte e cultura”.
Para Marcelo, representar o Espírito Santo em um festival internacional é grandioso e gratificante.
“O Espírito Santo tem grandes artistas e representar nosso estado é muito importante. O público internacional só enxerga o Brasil no eixo Rio x São Paulo e acabam nos ‘esquecendo’. Quando temos esses resultados, mostra que somos extremamente merecedores de tal reconhecimento”.
Do ES para 15 cidades e províncias na Argentina
O espetáculo vai circular por 15 cidades e províncias na Argentina entre esta quinta-feira (21) e o dia 30 de abril.
O mesmo trabalho acabou de ser apresentado em São Paulo pela Mostra Paralela de Dança do Itaú Cultural. O trabalho de Marcelo foi construído em cinco meses dentro do Laboratório do Interprete Criador – LAB.IC coordenado por Ivna Messina.
Além deste espetáculo, o capixaba também está circulando com o trabalho “Antes de Você Partir”, contemplado pelo edital 023 da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/ES) – Funcultura.
Ficha técnica do espetáculo:
Pesquisador em dança, fundador e gestor da Belas Artes Projetos Culturais, educador social na Estação Cidadania Ayrton Senna e produtor cultural, Marcelo é formado em dança e tem especialização em Docência na Educação Integral.
Intérprete Criador: Marcelo Oliveira
Imagens: Alif Ferreira e Clemer Rodrigues
Edição: Clemer Rodrigues
Fotografia: Alif Ferreira e Vinicius Cezar
Figurinos: Beiju Lingerie / Hering São Mateus
Textos: Stela do Patrocínio e Marcelo Oliveira
Coordenação: Ivna Messina
Assistente de Produção: Vitória Dornelas, Rafael Tezolin, Luiza Ferreira
Trilha Sonora: Marcus Neves – Modular Drone Session B/C Selo Música de Ruído.