
Um dos principais representantes da música folk no Espírito Santo, o cantor e compositor capixaba Sandrera lança nesta terça-feira (26), às 20 horas no youtube, o videoclipe “Lugar ao Som”, em parceria com Zé Geraldo.
Sandrera fará uma exibição coletiva do vídeo, seguida de uma roda de conversa sobre os bastidores da produção no Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória.
“Lugar ao Som” narra a história de um cantor e compositor que plantou sonhos e canções para semear sua música em busca do reconhecimento como artista.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Nos versos poéticos de Sandrera, a ficção se encontra com a realidade na medida em que a letra se relaciona com o ofício de muitos compositores que buscam um lugar ao sol através da arte.
“É um tipo de canção que, de certa forma, representa a vida do músico, dos artistas independentes, que todos os dias lutam pelos seus sonhos, à procura de um espaço nos palcos e resistindo às dificuldades encontradas no ofício de viver da música independente”.
A admiração do artista capixaba por Zé Geraldo vem de longa data! O compositor de “Milho aos Pombos” é uma das principais influências, junto com Bob Dylan, Belchior e Raul Seixas.
“Foi o primeiro show que assisti, na antiga casa Varandas, acompanhado pelo guitarrista Aroldo Santa Rosa, ex-integrante da Casa das Máquinas. Eu olhava e via o ídolo que escutava no vinil, cantando versos lindos e fazendo os mesmo s acordes que eu fazia em casa. Eu ali, com meus 17 ou 18 anos. Foi muito emblemático para mim”, relembra o capixaba.
E daí, muitos momentos marcantes! Um deles aconteceu durante uma apresentação de Zé Geraldo em Rodeiro, Minas Gerais em 1995.
“Lembro dele olhando para mim com o violão na mão e perguntando: ‘É você o violeiro da moçada?’”.
Surgia ali um encontro cercado por afinidades musicais. O convite para o trabalho em parceria aconteceu em 2022 no Festival Nacional da Viola, no sítio histórico de Itapina, em Colatina.
O cantor mineiro já havia apreciado a canção “Coração Afoito”, gravada por Sandrera no primeiro álbum intitulado “Prateleira” (2018), e não só aceitou fazer o dueto com o cantor capixaba em “Lugar ao Som” como também concordou em participar do videoclipe.
Dirigido por Philipe Grillo, o videoclipe teve locações em Vitória, no Palácio da Cultura Sônia Cabral e no Centro Cultural Sesc Glória; e em Domingos Martins, durante a participação de Zé Geraldo no show de Sandrera, no tradicional Festival de Inverno da cidade.
O vídeo mostra a dupla interagindo no palco e em cenas externas, dentro da estética do rock rural que caracteriza o trabalho de ambos.
Em termos estilísticos, “Lugar ao Som” está em sintonia com a vertente folk rock de Sandrera, com arranjo repleto de cordas, violinos, guitarra, steel guitar, ritmo cadenciado e a melodia arredondada, que explode em um refrão envolvente, no melhor estilo gospel dos cantores negros da gravadora Motown.
A faixa é uma das oito canções do novo álbum de Sandrera, “Quase Hippie”, que será lançado no próximo dia 05 de abril nas plataformas digitais.
“É um álbum que surge com temas que floresceram em 1968, e que permanecem urgentes e extremamente atuais: amor, paz, sonhos, empatia, respeito aos semelhantes e às suas filosofias de vida, independentemente de suas crenças religiosas e orientações sexuais”, adianta Sandrera.
“LUGAR AO SOM”, NOVO VIDEOCLIPE DE SANDRERA
Participação especial: Zé Geraldo
Direção: Philipe Grillo
Lançamento: 26 de março (terça-feira)
Com exibição coletiva e roda de conversa com o artista
Local: Espaço Thelema, R. Graciano Neves, 90, Centro, Vitória
Hora: às 20 horas
Entrada gratuita
Onde assistir: a partir das 20h, no canal de Sandrera no YouTube
FICHA TÉCNICA
Direção: Philipe Grillo
Roteiro: Sandrera e Philipe Grillo
Produção: Vagna Ganen e Ruth Léa Souza
FICHA TÉCNICA DO SINGLE
Compositor: Sandrera
Produção: Ricardo Mendes Cachalote
Estúdio: Cachalote
Vocal: Sandrera e Zé Geraldo
Backing vocal: Larissa Pacheco e Claudine Abreu
Bambito: Ricardo Mendes Cachalote
Guitarra Solo: Ded Bonfim
Orgão e Piano: Pedro Ferna
Violão: Ded Bonfim
Violão Dobro: Ricardo Mendes Cachalote
Violino: Claudine Abreu
Steel Guitar: Ricardo Mendes Cachalote
Contrabaixo: Márcio Xavier
Bateria: Gustavo Araújo
SOBRE SANDRERA
O cantor e compositor Sandrera tem a trajetória marcada pela abordagem enraizada na vertente do folk rock e na profunda conexão com a música brasileira.
A música já o levou à Noruega, no Kulturtestivalen, e à França, em duas ocasiões: no Mix Art Festival e no Espaço Cultural Jean Papeau. No videoclipe da canção “Aos Olhos de Kalil Gibran”, ele registra sua conexão com a cultura francesa.
Reconhecido pela capacidade de criar canções que mesclam influências regionais com uma visão contemporânea, Sandrera sempre buscou proporcionar ao público uma experiência vibrante e envolvente.
Em 2023, ele comemorou 25 anos de carreira no palco principal do Festival de Inverno de Domingos Martins, com as participações especiais de Zé Geraldo e Landau.
Esses artistas também participaram da gravação das suas canções “Lugar ao Som” e “Rock’n’roll Mainha”, respectivamente. Sandrera também fez trabalhos com Paulinho Pedra Azul, na gravação de “A Casa é Sua”, de sua autoria, e na parceria da canção “Tudo ao Seu Tempo”.
Ao longo da carreira, ele também esteve com diversos artistas locais, a exemplo da cantora Júlia Nali, com quem faz dueto na gravação de sua canção “Anjo”.
A canção “Baby”, autoria do cantor, ganhou tradução para o espanhol, por meio da interpretação do casal argentino Lara y Juan. Em 2022, a composição “Cantinho Encantado” foi gravada pela cantora e compositora mineira Christiana Lobo.
ÁLBUNS & CLIPES
Em 2018, Sandrera lançou o álbum “Prateleira”, denominado “coletânea de canções inéditas”, reunindo músicas que permearam sua trajetória musical.
Um dos destaques dessa compilação é a canção “Tá Freud, Baia”, que conquistou o 1º lugar no Top 10 da Rádio Cidade FM, tendo sido a canção mais pedida pelos ouvintes durante meses. Esse single também reverberou em outros estados e até hoje é executado em várias rádios pelo país.
O videoclipe de “Tá Freud, Baia” alcançou mais de 110 mil visualizações no YouTube. Já o videoclipe da canção “Moro na Lua” foi selecionado pelo programa “Explicanção”, idealizado pela cantora linharense Bella Nogueira, com exibição no YouTube.
Ainda na área de videoclipes, Sandrera lançou, em 2018, o vídeo da canção “Querida Kika”, composta por ele ao musicar uma carta de Raul Seixas para a sua viúva Kika Seixas.
Em 2024, Sandrera fará o lançamento dos álbuns “Quase Hippie”, em abril, e “Estrada, Vã, Poesia”, com previsão para novembro.
LITERATURA
Na área literária, o artista é constantemente convidado para participar de saraus com suas poesias autorais. Ele publicou seu primeiro livro, o romance “Amorança”, em outubro de 2023, com lançamento na Academia de Letras de Vila Velha; e foi convidado pelo Centro Cultural Sesc Glória para participar do Projeto Literário “Diálogos Transversais”, juntamente com o escritor e poeta Horácio Xavier.
LUGAR AO SOM
Andei distante da cidade
Com minhas canções, meu caminhar
Cruzei ponte e oceano
Pra o meu som eu semear
Virei noites, madrugadas
Vendo a vida amanhecer
Plantei sonhos e canções
Que hoje rego pra viver
Lugar distante não existe
Pra o meu som e os meus sonhos
O que ninguém consegue enxergar
É essa força que me faz voar
Hoje mais velho que meu velho
Que pouco viu os meus janeiros
Te entendo mais a cada ruga
A cada fio branco de cabelo
Se de cansaço eu caia
Já me cercavam pra saber
Em quantos cacos se quebra um sonho
Pois só quem sonha pra dizer
Por entre sonhos e cifrão
Eu vim fazendo o meu caminho
Na dor busquei um lado bom
Vim trilhando o meu lugar ao som
O meu lugar ao som
O meu som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
O meu lugar, meu lugar, meu lugar, o meu lugar ao som
SIGA O ARTISTA CAPIXABA NAS REDES
YouTube: @SANDRERA
Instagram: @sandrera_oficial
Facebook: sandreraebanda.