Os bustos recém-restaurados na Praça Costa Pereira, no Centro da Capital capixaba, ganharam vida nesta quarta-feira (03). Com a interpretação de atores contratados pela Prefeitura de Vitória, as figuras históricas do Espírito Santo tiveram suas histórias contadas e traduzidas para o público.
Os teatros acontecerão até quinta-feira (04) e fazem parte da reforma pela qual passaram os cincos bustos instalados na praça de personalidades da história do ES: Dr. Costa Pereira, Jerônimo Monteiro, Afonso Cláudio, Muniz Freire e Florentino Avidos. Eles ganham voz pelos atores do grupo de teatro Passarim do Brasil, produzido por Vitor Passarim.
As seis sessões gratuitas acontecem em horários diferentes: às 8h, 9h, 10h, 14h, 15h e 16h, nos dois dias (quarta e quinta-feira). O teatro é produzido a partir do contorno dramatúrgico criado por Saulo Ribeiro.

Os personagens históricos caminham pelo local e recebem educadores, que também contribuem com seus conhecimentos.
Algumas escolas irão visitar a apresentação. Estão previstas 6 a 12 turmas por dia, totalizando entre 180 e 360 estudantes em cada turno de atividades. O evento é aberto ao público, com linguagem teatral inclusiva e estímulos que facilitam a compreensão histórica para diferentes idades.
Renovação dos bustos
O restauro dos bustos foi conduzido pelo escultor capixaba José Nilson Camizão.
“A alteração cromática que confere ao bronze a tonalidade esverdeada foi preservada e ocorre devido a processos naturais de oxidação e corrosão. O bronze, composto majoritariamente por cobre e estanho, reage continuamente com elementos presentes no ambiente, especialmente oxigênio, umidade, dióxido de carbono, cloretos e poluentes atmosféricos. Inicialmente, forma-se uma camada de óxidos de cobre, que posteriormente se transforma em carbonatos, sulfatos e cloretos de cobre, responsáveis pela coloração verde característica, conhecida como pátina”, explicou o restaurador.
O secretário municipal de Cultura, Edu Henning, destacou o papel da reforma para a preservação das estátuas e da memória.
Patrimônio não é apenas aquilo que se ergue em pedra e metal, mas aquilo que pulsa na memória coletiva. E essa memória, por meio dessa junção da arte do teatro com o cuidadoso trabalho de restauro, estará viva como nunca.
Edu Henning, secretário de Cultura de Vitória
A entrega faz parte de uma ação educativa do Projeto Patrimônio e Memória, iniciativa da Semc, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).
“A presença das escolas nessa entrega é essencial. São os estudantes que carregam, para o futuro, a responsabilidade pelo que a cidade decide preservar hoje”, afirma a gerente de Patrimônio Histórico-Cultural da Semc, Mariana Mantovanelli.
A revitalização dos bustos faz parte do projeto RenovAção, que prevê restaurar e identificar os 62 monumentos públicos de Vitória até 2026. O programa já renovou obras como o monumento a Iemanjá, em Camburi.
