
Um dos maiores e principais cartões postais do Espírito Santo vai ganhar uma praça que promete deixar a experiência dos visitantes ainda mais interessante.
A estátua do Grande Buda, situada às margens da BR-101, no município de Ibiraçu, região Norte do Espírito Santo, receberá em seu entorno a construção de uma área de 9.240 metros quadrados. A obra deve ser entregue em 2026.
A Ordem de Serviço para a construção da Praça Torii, como será chamada, aconteceu nesta sexta-feira (7). O investimento será de R$ 5,68 milhões. A estátua em Ibiraçu é o maior Buda do Ocidente e o segundo maior do mundo.
O projeto contempla melhorias na mobilidade e infraestrutura, como a criação de estacionamento para veículos de passeio e outro exclusivo para ônibus de turismo. Também haverá bicicletário.

As intervenções incluem a instalação de sanitários acessíveis e sistema de iluminação, além de paisagismo e infraestrutura hidrossanitária completa.
Esta praça será a ‘cereja do bolo’ de um dos pontos turísticos mais visitados do nosso Estado. Com ela, vamos fortalecer o turismo, aumentar o fluxo de visitantes e impulsionar o comércio local. O Espírito Santo está na vanguarda do turismo nacional, e Ibiraçu faz parte desse movimento.
Victor Coelho, secretário de Estado do Turismo
A estátua do Grande Buda, localizada no Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, foi inaugurada em agosto de 2021. Com cerca de 35 metros de altura e 350 toneladas, é considerada a segunda maior estátua de Buda do mundo, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, na China.
O monumento é reconhecido como patrimônio histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).