O Cais das Artes será inaugurado em Vitória com a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, no primeiro trimestre de 2026. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (17).
Segundo ele, o espaço físico do museu será entregue em dezembro deste ano, mas a primeira exposição ocupará o equipamento cultural entre janeiro e março de 2026.
O secretário de Cultura do Estado, Fabricio Noronha, destacou que será lançado, em breve, um edital para ocupação do Cais das Artes com exposições de artistas capixabas.
Nos próximos dois anos, o espaço receberá quatro mostras. Cada uma delas contará com investimento de R$ 500 mil, totalizando R$ 2 milhões em recursos para fomentar a produção artística local.
Sebastião Salgado morreu em maio
O fotógrafo mineiro Sebastião Salgado morreu aos 81 anos em 23 de maio deste ano, em Paris, na França. Salgado é considerado o maior fotojornalista do Brasil e um dos maiores do mundo.
Ele nasceu em Aimorés, em Minas Gerais, em fevereiro de 1944. Ainda jovem, ele veio para Vitória, no Espírito Santo. Foi na Capital capixaba que ele conheceu Lélia Salgado, com quem se casou.
Ao longo da carreira, mundialmente reconhecida, Salgado fez contribuições em diversas organizações humanitárias. Entre elas, estão o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional.
Era também membro da Academia de Belas-Artes de Paris pertencente ao Institut de France. Em abril de 1998, Sebastião fundou o Instituto Terra, uma organização não governamental para recuperar a Mata Atlântica e as nascentes da antiga Fazenda Bulcão, local onde passou a infância com a família.