
A Catedral Metropolitana de Vitória terá projeções natalinas e de belezas naturais do Espírito Santo a partir da próxima semana, no Centro. As projeções de vídeo, chamadas de videomapping, começam na sexta-feira (12), na fachada da igreja, das 19h às 21h30.
As apresentações vão ocorrer às sextas-feiras, sábados e domingos dos dias 12, 13, 14, 19, 20, 21, 23, 26, 27 e 28 de dezembro, somando 11 datas.
Acontecerão seis apresentações por dia, com intervalos de 30 minutos entre elas. Além disso, as sessões terão tempo médio de 8 minutos.
O que é videomapping?
O videomapping é uma técnica que consiste em projeções de vídeo em superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões ou fachadas de edifícios e estruturas que são patrimônio da cidade.
Essa tecnologia cria ilusões ao adaptar imagens e animações para se adequarem às estruturas, dando a impressão de que a arquitetura ganha vida com movimento e dimensões extras.

Técnica
Por meio da utilização de um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões são formados. Virtualmente, dessa forma, a partir dessas informações, o software interage com um projetor para adaptar imagens específicas à superfície do objeto escolhido.
No mapeamento arquitetônico, há uma reconstrução do espaço real existente, por meio da adição de espaço virtual.
Além disso, com a técnica, os artistas podem criar dimensões extra, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. Portanto, há a criação de narrativas audiovisuais por meio da interação do vídeo com o áudio.
