Entretenimento e Cultura

Comercial de marca de cosméticos japonesa questiona padrões de gênero

Comercial de marca de cosméticos japonesa questiona padrões de gênero Comercial de marca de cosméticos japonesa questiona padrões de gênero Comercial de marca de cosméticos japonesa questiona padrões de gênero Comercial de marca de cosméticos japonesa questiona padrões de gênero

São Paulo – O cenário é uma escola japonesa. Uma professora abre a porta de uma sala de aula, onde se encontram algumas meninas fazendo atividades cotidianas, como conversar, escrever na lousa e ouvir música. A câmera passeia entre elas até chegar uma garota que está lendo um livro. Na página, uma mensagem para o espectador faz com que ele veja de outra forma o comercial: “Você reparou que tem um garoto na sala?”.

O filme começa então a rolar ao contrário e o espectador consegue desvendar o mistério do anúncio: na verdade, todos os atores são meninos usando maquiagem e peruca. A intenção da propaganda da Shiseido é romper com os estereótipos de beleza e questionar os padrões de gênero. “Todo mundo pode ser bonito”. Criado pela agência Watts of Tokyo, a campanha é uma das concorrentes do Festival de Propaganda Cannes Lions, o maior da categoria, e já teve mais de 9 milhões de visualizações no Youtube.