A presença de animais de estimação na vida do brasileiro está transformando a estética dos lares. No design contemporâneo, a casa não reflete apenas estilo pessoal, mas também experiência sensorial. E, com os pets habitando esses lares, os condomínios estão atentos à demanda e oferecem espaços de lazer específicos para a bicharada.
Antes de entrar no tema, dois dados para ilustrar a influência do mercado na economia. O Airbnb registrou 100% de crescimento de reservas feitas por hóspedes acompanhados de animais de estimação no Brasil no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Globalmente, o aumento foi de cerca de 50%. E o Instituto Pet Brasil (IPB) e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revelam que a venda de produtos e serviços do segmento teve faturamento de R$ 75,4 bilhões em 2024.
Espaços de lazer
O gerente comercial da construtora Épura, Fabiano Martins, afirma que a empresa tem o cuidado de planejar as áreas comuns dos empreendimentos observando a necessidade de locais específicos para os pets, buscando equilíbrio nessa interação. “Nunca os pets estiveram tão presentes nas famílias e, consequentemente, nos condomínios. Consideramos fundamental planejar espaços adequados para recebê-los, seja para momentos de lazer ou para cuidados com a higiene, sempre de forma harmoniosa com a convivência dos demais condôminos. Por isso, sempre que viável, buscamos incluir áreas específicas para pets nas áreas comuns dos empreendimentos.”
A Proeng também entende que os pets fazem parte da família e influenciam na escolha do novo lar. Os empreendimentos da empresa, como o Top Living Proeng Home, em Itaparica, contam com um pet place exclusivo. “É um espaço pensado para garantir momentos de diversão, bem-estar e vínculo entre tutores e seus animais de estimação. É um diferencial e um compromisso de entregar conforto, qualidade e uma experiência completa”, diz Andrea Lessa, gerente geral comercial da empresa.
Mais do que um bichinho de estimação
Levantamento do QuintoAndar, empresa especializada em aluguel de imóveis, revela que quase metade dos imóveis alugados pela plataforma em São Paulo (43%) têm animais de estimação. Já a uCondo, que oferece sistemas para condomínios, informa que, em 2024, de cada 100 apartamentos administrados, 13 tinham um pet. Ao mesmo tempo, outras pesquisas indicam que mais de 90% dos tutores consideram seu animal de estimação um membro da família.
Dados como esses explicam porque o universo pet é hoje tão representativo e mobiliza pessoas, recursos e negócios, muito além das demandas diretas com alimentação, banho, tosa e cuidados em saúde.
A diretora administrativa da Mivita, Livia Giacomin, afirma que destinar espaços dos empreendimentos ao lazer e aos cuidados com os pets é um diferencial do qual não se pode abrir mão. “Nosso papel é oferecer condições para que famílias e seus pets vivam bem e felizes”, diz Livia.
Os dois novos empreendimentos da empresa, em construção em Jardim Camburi (Lago e Serena), possuem espaços dedicados aos bichinhos. “Temos tanto o petplay quanto o petcare. O primeiro para que os pets possam brincar e gastar energia, e o segundo, dedicado aos cuidados como banho e tosa”, explica Livia.
Outros empreendimentos
Renato Aboudib Sandri, diretor da RS Construtora, destaca iniciativas como o lava-patas, presente no 495 Joaquim Lirio Carlos Madeira Residences, e o Space Pet, no Balcony Canal Residences, ambos em Vitória. “Observamos o crescimento da presença de pets nas famílias e passamos a integrar ambientes pensados para eles em nossos projetos. Além de agregarem valor ao empreendimento, refletem compromisso com o bem-estar de todos os moradores, inclusive os de quatro patas”, afirma Sandri.
O Ônix, lançamento da Empar em Jardim Camburi, também terá pet care. “O sucesso do empreendimento, hoje, envolve atributos como planta, localização e área de lazer, e, nesse último, o pet care é um diferencial, já que cada vez mais famílias têm bichinhos de estimação”, analisa Camila Menezes, diretora da empresa.
O Manami Ocean Living, em Guarapari, é outro empreendimento que planejou o projeto considerando a importância dos pets. “Eles também merecem um ambiente saudável, seguro e pensado com carinho”, afirma Cecília Zon, CEO da Invite, responsável ela obra.