Como pagar por serviços pode melhorar a vida em família (Foto: Canva)
Como pagar por serviços pode melhorar a vida em família (Foto: Canva)

Parece que o amor pode se beneficiar de um pouco menos de trabalho. Casais que investem dinheiro em serviços que economizam tempo — como pedir comida, contratar um profissional de limpeza ou chamar um passeador de cães — relatam maior satisfação no relacionamento, especialmente durante períodos estressantes, afirma Ashley Whillans, cientista comportamental e professora na Harvard Business School.

Whillans estuda as “escolhas que as pessoas fazem entre tempo e dinheiro”.

Quando você gasta dinheiro para economizar tempo — contratando um contador, uma babá ou um faxineiro —, você sente que tem mais controle sobre sua própria vida. Esse senso de autonomia impulsiona o bem-estar.

Ashley Whillans

Nem todo mundo tem condições financeiras para terceirizar as grandes tarefas domésticas. No entanto, Whillans afirma que mesmo pequenas ações podem ajudar. Ela aconselha os casais a fazerem uma “auditoria do tempo” — examinando como gastam suas horas e quais pequenas mudanças poderiam recuperar até mesmo alguns momentos.

“As pessoas subestimam o quanto essas escolhas importam”, ela disse. “Não se trata de luxo — é sobre liberar tempo para a conexão entre o casal”.

A equipe de Whillans acompanhou casais ocupados, com duas fontes de renda — parceiros trabalhando em tempo integral que frequentemente relatam falta de tempo — e encontrou padrões recorrentes. Em um estudo com diários de seis semanas, casais que fizeram “compras que economizam tempo” em um determinado dia ficaram mais felizes e mais satisfeitos com seus relacionamentos.

Use o tempo economizado para se conectar

Apenas terceirizar tarefas domésticas não é uma solução mágica, no entanto. “É sobre ser intencional com o tempo que você recupera — usá-lo para passar um tempo de qualidade juntos, para se reconectar”, disse Whillans. “Pense nessa meia hora não como uma oportunidade para enviar mais e-mails, mas como uma chance de passar tempo com seu parceiro.”

Targol Hasankhani, uma terapeuta de casamento e família de Chicago, enfatizou que, embora terceirizar o trabalho doméstico possa aliviar o estresse diário, isso não substitui a comunicação. Equilibrar carreiras e filhos afeta as famílias, e o trabalho doméstico é frequentemente carregado de ressentimentos sobre sobre quem as realiza.

“Se o conflito em torno das tarefas domésticas está enraizado em algo mais profundo — como falta de equilíbrio ou não se sentir ouvido — contratar uma faxineira não resolverá isso”, disse ela. Casais devem se aprofundar para abordar problemas com várias camadas. “Isso abre tempo e espaço, mas os casais ainda têm que saber como estar presente um para o outro nesse espaço”, disse Hasankhani.

Contratar alguém para realizar tarefas domésticos pode melhorar a vida de casais (Foto: Canva)

Casey Mulligan Walsh, 71, uma ex-fonoaudióloga e escritora do norte de Nova York, disse que a melhor parte de contratar uma faxineira uma vez por semana era que isso liberava tempo para ela e seu marido passarem juntos.

Meu dia favorito da semana era voltar para casa e encontrar tudo limpo. Nós íamos tomar café juntos em vez de discutir sobre quem deveria passar o aspirador.

Casey Mulligan Walsh

Um presente romântico que ficou gravado na memória

Começar a delegar tarefas domésticas não é fácil para alguns casais, disse Whillans. Além do custo, “leva tempo para encontrar alguém e organizar — mas o retorno a longo prazo é real.” E tomar tais decisões juntos pode aprofundar a confiança e o senso de equipe.

Para um casal do Colorado, terceirizar começou como um ato de amor. “Quando nós começamos a namorar, meu agora marido notou o quanto eu estava trabalhando duro — no meu emprego, em casa e como mãe solteira,” disse Melissa Jones, uma professora de 45 anos em Pueblo.

O presente de Dia dos Namorados dele? Uma limpeza completa da casa.

Foi realmente incrível. Depois disso, continuei [contratando uma pessoa] sozinha por anos. Quando meu marido e eu fomos morar juntos, decidimos continuar. Podemos criar memórias um com o outro, com nossos filhos e nossas famílias, em vez de passar os fins de semana esfregando o chão.

Melissa Jones
A hora do jantar pode ser um ponto de estresse

Em Miami, Elizabeth Willard, 59, comanda o The Pickled Beet, um serviço culinário que prepara refeições personalizadas.

Pedir comida pode evitar estresse sobre a refeição da família (Foto: Canva)

“A maioria das pessoas para quem eu cozinho está tentando investir em sua saúde, mas não tem tempo”, ela disse, observando que as famílias frequentemente lidam com necessidades alimentares mistas. “Às vezes o marido é carnívoro e a esposa vegetariana, um dos filhos tem doença celíaca. Eles ficam exaustos tentando agradar a todos.”

Seus clientes, frequentemente famílias com filhos e dois pais que trabalham, “não estão brigando pelo que vai ser o jantar. É uma decisão diária a menos.”

Seja pedindo uma pizza, pagando a um adolescente para cortar a grama, ou chamando um serviço de carro para economizar 20 minutos, o resultado pode ser o mesmo: comprar tempo pode comprar paz.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão.