Entretenimento e Cultura

Confira dicas de turismo para curtir nas montanhas capixabas durante o feriadão

Além do Festival Blues & Jazz, o público poderá aproveitar a folguinha para visitar vários cenários encantadores de Pedra Azul

Foto: Divulgação/ LR Comunicação

O público que subirá as montanhas no feriadão de setembro para curtir o retorno do Pedra Blues & Jazz Festival vai contar com várias atividades turísticas para aproveitar a região antes do festival começar, nas noites dos dias 7, 8 e 9 de setembro, no Morangão

Leia também: Pedra Azul terá mega festival de blues e jazz com atração internacional

Entre as atrações já confirmadas estão o cantor americano Dylan Triplett e a banda The Simi Brothers, que abrem o festival na quinta (7). 

Natural do Missouri, Triplett é considerado um prodígio do soul-blues, já a banda The Simi Brothers – que acompanha o músico – é formada pelos irmãos Danilo e Nicolas Simi, dois dos mais respeitados guitarristas brasileiros de blues. Os ingressos já estão à venda, pelo site: onticket.com.br.

Mas além de muita música boa, o festival também proporcionará aos capixabas, uma vasta opção de gastronômica com degustação de chocolates, queijos e vinhos – além de exposição de uma galeria de arte. 

A previsão é de que os termômetros cheguem aos 10ªC no feriado e, pensando nesse clima, selecionados 10 dicas para aproveitar no cenário encantador de Pedra Azul. Confira:

Foto: Instagram/ @lavandariopedraazul

1 – Visite o Parque Estadual de Pedra Azul

O parque é uma das principais atrações turísticas de Domingos Martins. Ele abriga uma grande variedade de fauna e flora, além de belas paisagens naturais. Faça uma caminhada ou trilha no Parque Estadual de Pedra Azul. O parque oferece uma variedade de trilhas para todos os níveis de dificuldade.

2 – Visite estabelecimentos no decorrer da Rota do Lagarto

A rota começa na cidade de Domingos Martins e segue em direção à cidade de Castelo. Ao longo do caminho, os caminhantes encontram uma variedade de paisagens, incluindo florestas, campos, rios e cachoeiras. Também é possível avistar uma variedade de animais, como macacos, tucanos, araras e jacarés.

3 – Visite o lavandário

O lavandário da região de Pedra Azul é cenário para produções de fotos instagramáveis. Mas, além das flores, esses locais também oferece experiências gastronômicas diferentes para os turistas.

4 – Visite a Cachoeira do Irupé

A cachoeira é uma das mais populares de Domingos Martins. Ela está localizada a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade.

5 –  Faça um piquenique no Parque Estadual de Pedra Azul

O parque oferece várias áreas para piqueniques, com mesas, bancos e churrasqueiras. Não deixe de aproveitar o termômetro e o letreiro com os dizeres “Eu Amo Pedra Azul” para tirar muitas fotos.

6 – Visite a Fábrica de Chocolates Petrópolis

A fábrica é uma das mais tradicionais de Domingos Martins. Ela oferece visitas guiadas e degustações de chocolate.

7 – Visite uma das cervejarias da cidade

A Rota das Cervejarias Artesanais fica entre os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e oferece uma verdadeira imersão gastronômica para quem visita o circuito. Durante a rota é possível ter a chance de experimentar a bebida, além de vivenciar, fabricar e aprender mais sobre todo o processo cervejeiro.

8 – Experimente a gastronomia de Domingos Martins

A cidade, que fica antes do Parque Estadual de Pedra Azul, oferece uma variedade de restaurantes com pratos típicos da região.

9 – Visite a Rota do Carmo

A Rota do Carmo tem sido uma nova opção para passeios em família e para casais. O percurso ainda pouco conhecido guarda os encantos da simplicidade de uma região menos visitada por turistas. 

O local conta com sítios de colhe e pague, pousadas, restaurantes, degustação e venda de produtos locais, como mel, vinhos, fubá, doces, licores e geleias. Aproveite para degustar morangos e massas orgânicas de produtores locais.

10 – Visite as piscinas naturais de Pedra Azul

O passeio que leva às piscinas naturais tem cerca de 1,2 km e inclui escaladas com cordas, com baixo nível de dificuldade. Ao todo, o parque abriga nove piscinas naturais, escavadas na rocha pela ação do tempo e das águas. 

A trilha é toda sinalizada, com placas ao longo do caminho mostrando as direções e distâncias.