Entretenimento e Cultura

Dira Paes fala sobre ser mulher e mãe: - Não temos tempo para sofrer

Dira Paes voltará às telinhas na pele de Janaína, mãe de João, o mocinho, e Jerônimo, o vilão de Verão 90, próxima novela das seis da Globo. Na trama, a mãe de Rafael Vitti e Jesuíta Barbosa será uma mulher forte e terá rivalidade com Lidiane, vivida por Cláudia Raia.

Nos intervalos da gravação da novela, ela adiantou um pouco sobre o que podemos esperar de sua nova personagem:

– Ela é uma mãe exemplar. Ficou viúva cedo e faz tudo para cuidar dos filhos bem. Ela reúne aquela equação de ser mãe mulher e amiga. Ela tem a força da dignidade, como o próprio nome diz: Janaína Guerreiro, é uma guerreira. Ela é autêntica e fala o que pensa.

Respondendo sobre os paralelos entre ela mesma e Janaína, ela revelou:

– Eu me vejo um pouco em todas as mulheres. Eu sou mais plural do que a Janaína, tenho mais defeitos que ela. O que tenho para emprestar para a Janaína é ser mãe também, sou bem maternal. Não quero que os meus filhos briguem iguais os da ficção [risos]. Fico pensando como deve ser duro ser mãe de dois filhos que não se entendem.

E continuou a falar sobre sua guerreira:

– A mãe leoa já é um papel clássico, mas vejo nela uma juventude que não via em outras. Ela é uma mãe de praia, com energia, parece que nunca vai envelhecer. Acho que ela parece muito com as mulheres contemporâneas, porque é do tipo que pega um limão e faz uma limonada. A gente que tem a fórmula mãe, mulher e amiga não tem muito tempo para sofrer.