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Convivência saudável na primeira infância

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Convivência saudável na primeira infância

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais na infância não é apenas uma questão de aprimoramento individual, mas uma estratégia fundamental para a construção de uma sociedade mais equilibrada e justa. A BNCC (2017) defende que essas competências devem ser integradas ao currículo escolar desde a educação infantil, promovendo uma formação que considere o ser humano em sua totalidade: emocional, cognitiva, física e social.

O projeto “Conhecer, Sentir, Viver” foi concebido pelo Viver Centro Educacional, objetivou promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças, na primeira infância, contribuindo para a construção de uma base sólida no que tange à autorregulação, empatia, resolução de conflitos e convivência social.

Os processos emocionais foram abordados no espaço escolar por meio de histórias, contos temáticos, teatro e dramatização: a partir de livros e histórias que abordaram emoções e situações sociais, promovendo discussões sobre sentimentos e ensinando empatia e resolução de conflitos.  E a sensibilização foi ampliada por meio do teatro, que abre as portas do sentir. As crianças foram convocadas a criarem pequenas peças ou encenações, mediante a representação de situações emocionais cotidianas, contribuindo na identificação e expressão de emoções e na prática de soluções para conflitos.

Além da arte, o esporte cumpriu o papel de estabelecer conexão, pois foram realizados jogos e projetos colaborativos, demandando das crianças a práxis de convivência, contemplando momentos de cooperação e comunicação, desenvolvendo habilidades sociais, como trabalho em equipe e negociação.

A escola ainda ofereceu atividades de Mindfulness e Relaxamento, com introdução de práticas de respiração profunda e exercícios de relaxamento, para ajudar as crianças a reconhecerem e gerenciarem suas emoções. Um outro ponto alto nesse trabalho inovador, foi o Diário das Emoções, um incentivo para as crianças expressarem seus sentimentos por meio de desenhos ou palavras, promovendo a autorreflexão e a consciência emocional.

A Roda de Conversa, permitiu o fechamento, por meio da realização de encontros regulares onde as crianças compartilharam suas sensações e debateram problemas, criando um espaço seguro para a expressão emocional e o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa. A família e a comunidade acadêmica se envolveu numa ação colaborativa em prol da educação humanística.

As crianças, vivenciaram momentos de reflexão e partilha, na premissa de tornarem-se mais seguras e aptas a lidar com os desafios do meio ambiente social. “Por meio das atividades pedagógicas inovadoras e colaborativas, as crianças foram estimuladas a reconhecer e expressar suas emoções de forma saudável, criando uma comunidade de aprendizagem afetiva e efetiva”, explica Maria Cândida, pedagoga do Viver Centro Educacional e coordenadora do projeto.

Ivana Esteves

Colunista

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.