
Existem aquelas situações que são muito difíceis de passar, mas que rendem boas histórias para contar. Para o empresário Maikel Araujo dos Santos, criador do “Macakids”, uma das experiências mais desafiadoras de sua vida se tornou inspiração para criação de uma nova aventura para a turma de macaquinhos.
Maikel, ao lado do piloto Ronald Menezes, foi protagonista de uma das histórias mais impressionantes que aconteceram no Espírito Santo este ano. A dupla ficou mais de 50 horas à deriva no mar após sair para uma pesca subaquática em Anchieta, litoral Sul do Estado.
O episódio se tornou inspiração para um livro e para uma animação. O formato impresso deve sair ainda este ano e o desenho deve chegar às telas até janeiro de 2026. Antes de dar uma palestra sobre como lidar com a pressão no coworking Na Capital, na Praia do Canto, em Vitória, ele conversou com o Folha Vitória.
Isso é uma novidade, não contei para ninguém ainda. Eu estou escrevendo um livro, com a consultoria do Arnaldo Neto, e desse livro veio uma grande ideia: transformar em um desenho animado. Uma ‘história real’ do que aconteceu nesses três dias à deriva no mar. O Caco e o Babu vão estar interpretando Maikel e Ronald nessa grande aventura, onde a Macacréia fez alguma coisa no motor do barco do Caco. É só um ‘spoilerzinho’.
Maikel Araujo dos Santos, criador do “Macakids”
A animação contará com consultoria de uma empresa portuguesa e, de acordo com o empresário, o roteiro já está desenvolvido.
“Vem aí um desenho super bem produzido, com consultoria de fora, um roteiro muito bem feito para uma animação de alta qualidade. Vai surpreender”, afirma.
Volta ao mar
Após quase dois meses longe do mar, Maikel voltou a mergulhar recentemente. Ele relata que apesar do medo inicial, contou com o apoio da família, que conhece e incentiva sua paixão pelo mergulho.
De acordo com o empresário, a prática é parte fundamental de sua vida, inclusive para manter a saúde mental.
“Minha família sabe o quanto isso é importante para mim, sabem que se eu ficar sem mergulhar o meu humor muda, eu vou ficando mais triste. Sei que foi um susto muito grande, que mexeu muito com a minha família e com milhares de famílias que acompanham o Macakids, mas acho que tudo tem um propósito”, disse.
Ainda segundo ele, o episódio em alto mar serviu para deixá-lo não apenas mentalmente preparado, mas também a levar em consideração todas as possibilidades de uma viagem como esta.
Isso faz com que ele considere a segurança da embarcação e tome todas as precauções para que o problema não se repita.
Serviu para abrir meus olhos em relação à precaução, muitas coisas eu poderia ter feito diferente e agora vou fazer diferente. Foi muito sofrido, muito dolorido, não tinha noção de que tantas pessoas estavam sofrendo.
Maikel Araujo dos Santos
Sobre o amigão e companheiro de pesca, Ronald, Maikel garante que os dois ainda têm muita lenha para queimar. A volta dos dois ao mar para uma pescaria acontece nesta sexta-feira (21) e segundo o empresário, ambos estão preparados e seguros para o retorno.
“Nós nos falamos todos os dias, ele me chamou para um testemunho na igreja que ele frequenta e vou com o maior prazer. Esta sexta-feira nós vamos voltar ao mar”, disse.