Se você cresceu nos anos 90 ou 2000, provavelmente teve (ou desejou ter) um daqueles macaquinhos de pelúcia da Kipling. Baratinhos, coloridos e pendurados nas mochilas escolares, eles viraram febre em uma época em que estilo e fofura andavam lado a lado, mesmo sem grife envolvida.
Agora, a nova geração de chaveiros estilosos atende por nomes como Labubu e Alabubu, monstrinhos que tomaram o lugar dos clássicos macaquinhos, mas agora em um valor mais alto.
O que são Labubus e Alabubus?
Criados em 2015 pelo artista Kasing Lung, os Labubus nasceram como personagens de histórias infantis com estética inspirada em contos de fadas nórdicos. Com olhos grandes, orelhas de coelho e dentes pontudos, eles parecem uma mistura entre boneco, monstrinho e criatura de outro mundo.
Os bonequinhos são produzidos pela Pop Mart, marca chinesa especializada em brinquedos de design e colecionáveis, e são vendidos em caixas-surpresa. Ou seja: você compra sem saber qual personagem vai receber. Os preços variam, mas normalmente partem de US$ 27,99 (em torno de R$159).
No Ebay, por exemplo, algumas edições raras do Labubu podem ser encontradas por milhares de dólares, com alguns chegando a US$ 7 mil, quase R$ 40 mil na moeda brasileira. No site de leilões StockX, há relatos de que uma boneca Labubu — uma edição rara de parceria com a Vans — foi vendida por US$ 3 mil, algo em torno de R$ 16 mil.
Os Alabubus são uma “espécie irmã” dos Labubus. Visualmente, eles são um pouco mais doces, com feições mais suaves, mas ainda carregam aquele toque esquisito que tornou os Labubus um sucesso.
Veja alguns modelos do boneco:
Chaveiros de grife
Embora hoje estejam pendurados em bolsas de luxo como as Birkins da Hermès, esses bonequinhos lembram os velhos macaquinhos da Kipling: pequenos, expressivos, e usados para personalizar e dar um toque divertido ao estilo pessoal, a diferença é que agora eles custam bem mais caro.
Celebridades como Lisa e Rosé (BLACKPINK), Dua Lipa e Rihanna já foram flagradas com seus Labubus.