Fátima Bosch é a atual Miss Universo. Foto: Reprodução/Redes sociais
Fátima Bosch é a atual Miss Universo. Foto: Reprodução/Redes sociais

A mexicana coroada Miss Universo, Fátima Bosch, revelou que está sofrendo ameaças de morte e uma campanha de ódio contra ela nas redes sociais. As críticas começaram dois dias antes de sua coroação, com a renúncia de dois dos oito jurados do concurso.

A participação de Bosch esteve cercada de polêmicas desde o início, especialmente devido às notícias que apontavam uma possível fraude no concurso, envolvendo um contrato milionário assinado com uma empresa ligada ao pai da vencedora.

Nos últimos dias, recebi insultos e ataques, e até mesmo desejos de morte por uma única razão: porque ganhei.

Fátima Bosch, Miss Universo

A mexicana revelou ser “uma mulher que, como milhões no mundo, viveu na pele a violência que nasce do ódio, da desinformação, da incapacidade de alguns de verem uma mulher brilhar”.

Um dos jurados que deixaram o concurso, Omar Harfouch, afirmou em um comunicado no Instagram que a competição estava viciada por uma “votação secreta e ilegítima” realizada sem o júri oficial.

Uma das mensagens de ódio enviadas para a Miss Universo dizia:

“Espero que você morra amanhã. Você e sua família! Fraude! Que vergonha! Espero que você nunca encontre a felicidade e que seu karma chegue logo. Morra, vadia!”.

Anteriormente, a mexicana também foi alvo de polêmicas. O executivo tailândes, Nawat Itsaragrisil, encarregado pelo Miss Universo de organizar o evento deste ano, teria criticado Bosch, chamando-a de “estúpida” por sua aparente falta de conteúdo promocional sobre a Tailândia em suas redes sociais.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações dos portais Estadão e UOL

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.