Público também poderá acompanhar comentários sobre cada fotografia (Foto: Divulgação)
Público também poderá acompanhar comentários sobre cada fotografia (Foto: Divulgação)

A Vitória das décadas de 1940 a 1960 volta à cena nesta quarta-feira (19), às 19h, na área externa da Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro da capital. A projeção “Sombra do Tempo” é gratuita e reúne mais de 160 fotografias em preto e branco do fotógrafo Pedro Fonseca.

As imagens, carregadas de geometrias, contrastes e jogos de luz e sombra, formam um mergulho poético no passado capixaba. São registros do cotidiano, dos portos, da vida social, de paisagens e também de acontecimentos marcantes, verdadeira crônica visual deixada por Fonseca, mineiro de nascimento e capixaba de coração, que construiu sua trajetória no Espírito Santo entre os anos 1940 e 1971.

A projeção é um desdobramento da exposição homônima em cartaz na Mosaico Fotogaleria até 25 de novembro. Além das imagens, o público poderá acompanhar comentários sobre cada fotografia, fruto de uma pesquisa conduzida pelo curador da mostra e organizador da projeção, Gabriel Lordello.

Projetar essas fotografias é uma forma de apresentar o acervo de Pedro Fonseca a um público ainda maior. Pesquisamos informações sobre cada imagem que será comentada durante a apresentação. Realizar essa projeção na Avenida Jerônimo Monteiro, em 2025, é como fazer uma viagem no tempo: veremos muitas fotos do mesmo local registradas há quase 80 anos.

Gabriel Lordello
Imagens mostram a história da capital do ES (Foto: Divulgação)

Conheça Pedro Fonseca

Nascido em 1911, em Minas Gerais, Pedro Fonseca chegou a Vitória no início dos anos 1940. Documentou episódios importantes do Estado e integrou a equipe de fotógrafos selecionados pelo Cerimonial da Presidência da República para registrar a inauguração de Brasília.

Em 1946, foi um dos fundadores do Fotoclube do Espírito Santo, ao lado de nomes como Érico Hauschild, Magid Saad, Paulo Bonino, Nilton Pimenta, Roberto Viana e Roberto Lordello. Participou ativamente dos Salões Capixabas de Arte Fotográfica, conquistando prêmios e reconhecimento no Brasil e no exterior.

Fonseca morreu em 1971, vítima de um infarte.

Serviço: Projeção “Sombra do Tempo” – Fotografias de Pedro Fonseca

  • Data: Quarta-feira, 19 de novembro
  • Horário: 19h
  • Local: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro, Vitória
  • Entrada gratuita
Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).