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Um ambiente de convivência com as diferenças

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Um ambiente de convivência com as diferenças

A inclusão escolar de crianças neurodivergentes é um desafio constante para instituições de ensino, especialmente na Educação Infantil, onde o desenvolvimento cognitivo, social e emocional está em fases iniciais e fundamentais. O aumento no número de crianças neuroatípicas matriculadas no Centro Educacional Mundo do Saber revelou a necessidade urgente de adaptar o ambiente escolar e capacitar a equipe pedagógica para lidar adequadamente com as demandas específicas desses alunos. Foi implantado então o Projeto CONVIVA.

Trata-se de uma resposta a essa necessidade de promover a inclusão efetiva, não apenas das crianças neurodivergentes, mas de toda a comunidade escolar, fortalecendo a convivência entre crianças típicas e atípicas. A proposta parte da premissa de que a inclusão não deve se limitar à aceitação passiva, mas sim englobar o respeito às diferenças, o acolhimento e o apoio constante ao desenvolvimento de cada aluno, respeitando seu ritmo e suas particularidades.

O ambiente escolar desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante, pois crianças que convivem com a diversidade desde cedo tendem a desenvolver maior empatia, respeito e habilidades sociais mais sólidas. Nesse sentido, o projeto não visa apenas beneficiar as crianças neurodivergentes, mas também contribuir para a formação de alunos que entendam, aceitem e celebrem a diversidade.

Outro fator que justificou o desenvolvimento do projeto foi a necessidade de conscientizar e capacitar educadores, funcionários e pais para identificação de sinais precoces de neurodivergência e promover o uso de estratégias pedagógicas eficazes. A inclusão bem-sucedida depende de um esforço conjunto entre escola e família, garantindo que os alunos neuroatípicos tenham suas necessidades educacionais e emocionais atendidas de maneira adequada.

Portanto, o CONVIVA é uma resposta estratégica às demandas identificadas na comunidade escolar, com o objetivo de transformar o ambiente educacional em um espaço verdadeiramente inclusivo e preparado para promover o desenvolvimento de todas as crianças, independentemente de suas particularidades.

“O CONVIVA representa mais do que um projeto pedagógico: ele é um compromisso com a transformação social, que valoriza a diversidade e busca construir uma comunidade escolar onde todos têm a oportunidade de crescer e aprender juntos”, explica Bianca Figueiredo, coordenadora do projeto.

Ivana Esteves

Colunista

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.

Graduada em Comunicação – Jornalismo / Ufes (1990), licenciada em Pedagogia Ipemig/ MG (2022), Pós-Graduação em Marketing, Faesa (2000), Mestrado em Letras pela Ufes (2004), e é Doutora em Letras pela Ufes (2015), Pós- doutora em Educação na Unesp/PP/SP (2017). Licencianda em Letras (Ifes) e cursando complementação pedagógica na Estácio. Atua em Educação para a Mídia (Educomunicação), e na formação de professores da rede pública e privada.