Hélio Mendes é homenageado em show no Centro de Vitória (Foto: Divulgação)
Hélio Mendes é homenageado em show no Centro de Vitória (Foto: Divulgação)

O pianista, maestro e arranjador capixaba Hélio Mendes será homenageado nesta terça-feira (29), em uma noite especial no Grappino Rango Bar, no Centro de Vitória.

O evento marca o centenário de nascimento do artista, que completaria 100 anos em julho, e reúne música ao vivo, exposição fotográfica e o relançamento de sua biografia.

Com quase 50 anos de carreira e à frente do famoso “Conjunto Hélio Mendes” por 18 deles, o músico deixou uma obra importante na história da música capixaba e nacional.

No palco, o repertório da discografia composta por bossa nova, samba-canção e clássicos da MPB será interpretado por um trio montado especialmente para a ocasião: Bastian Herrera (piano), Fábio do Carmo (violão) e Rodrigo Souza (bateria).

Na foto: Rodrigo Souza (bateria), Bastian Herrera (piano) e Fábio do Carmo (violão) (Foto: Divulgação)

Além do show, o público poderá conferir uma exposição com registros do acervo pessoal da família do artista e revisitar sua trajetória no livro “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”, escrito pela neta, a jornalista Cínthia Ferreira.

O evento também busca reviver a atmosfera dos anos 1960 e 1970, quando Hélio e seu conjunto animavam os bailes e carnavais da capital. O grupo chegou a gravar sete LPs e um compacto duplo, conquistando em 1963 o Prêmio Estácio de Sá, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como “Conjunto Revelação”.

Nascido em Alfredo Chaves, em 1925, Hélio se mudou para Vitória ainda criança e começou sua carreira aos 17 anos, tocando na orquestra do maestro Clóvis Cruz. Morreu em 1991, aos 65 anos, deixando um legado celebrado por músicos, críticos e admiradores até hoje.

Serviço

100 anos do pianista Hélio Mendes

  • Show: Bastian Herrera (piano), Fábio do Carmo (violão) e Rodrigo Souza (bateria)
  • Data: terça-feira (29)
  • Horário: às 19h
  • Local: Grapinno Rango Bar – Rua Gama Rosa, 128, Centro de Vitória

*Texto sob supervisão da editora Maeli Radis.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.