O pianista, maestro e arranjador capixaba Hélio Mendes será homenageado nesta terça-feira (29), em uma noite especial no Grappino Rango Bar, no Centro de Vitória.
O evento marca o centenário de nascimento do artista, que completaria 100 anos em julho, e reúne música ao vivo, exposição fotográfica e o relançamento de sua biografia.
Com quase 50 anos de carreira e à frente do famoso “Conjunto Hélio Mendes” por 18 deles, o músico deixou uma obra importante na história da música capixaba e nacional.
No palco, o repertório da discografia composta por bossa nova, samba-canção e clássicos da MPB será interpretado por um trio montado especialmente para a ocasião: Bastian Herrera (piano), Fábio do Carmo (violão) e Rodrigo Souza (bateria).
Além do show, o público poderá conferir uma exposição com registros do acervo pessoal da família do artista e revisitar sua trajetória no livro “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”, escrito pela neta, a jornalista Cínthia Ferreira.
O evento também busca reviver a atmosfera dos anos 1960 e 1970, quando Hélio e seu conjunto animavam os bailes e carnavais da capital. O grupo chegou a gravar sete LPs e um compacto duplo, conquistando em 1963 o Prêmio Estácio de Sá, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como “Conjunto Revelação”.
Nascido em Alfredo Chaves, em 1925, Hélio se mudou para Vitória ainda criança e começou sua carreira aos 17 anos, tocando na orquestra do maestro Clóvis Cruz. Morreu em 1991, aos 65 anos, deixando um legado celebrado por músicos, críticos e admiradores até hoje.
Serviço
100 anos do pianista Hélio Mendes
- Show: Bastian Herrera (piano), Fábio do Carmo (violão) e Rodrigo Souza (bateria)
- Data: terça-feira (29)
- Horário: às 19h
- Local: Grapinno Rango Bar – Rua Gama Rosa, 128, Centro de Vitória
*Texto sob supervisão da editora Maeli Radis.