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ES recebe convenção de games e cultura digital a partir desta quinta

Headscon Espírito Santo é gratuito e reúne especialistas, mostra de jogos e oficinas em Vitória e Vila Velha

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Programação do Headscon Espírito Santo 2025 é aberta ao público (Foto: Divulgação/Headscon)
Programação do Headscon Espírito Santo 2025 é aberta ao público (Foto: Divulgação/Headscon)

A Headscon Espírito Santo 2025 começa nesta quinta-feira (7) no Hub ES+, no Centro de Vitória, com uma programação gratuita voltada para quem se interessa por games, cultura digital e economia criativa. O evento, que tem edições em diferentes partes do país, chega ao Estado com debates, oficinas, mostra de jogos e atividades para o público geral.

A abertura começa às 9h com uma solenidade, seguida de uma palestra sobre a economia criativa com Douglas Pallone, da Secretaria da Cultura de São Paulo. Depois, às 11h15, acontece um painel com nomes ligados ao setor de games no Brasil, como Olímpio Neto (Petit Fabriq), Philipp Bomm (Gamewise e Headscon) e Raquel Gontijo (Abragamentes).

Depois da estreia em Vitória, o evento segue nos dias 8, 9 e 10 de agosto no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha. A programação inclui palestras, workshops, feira geek, campeonatos de eSports e experiências interativas voltadas para todas as idades.

Além do conteúdo para o público gamer, a Headscon também vai promover ações de mapeamento do setor no estado, oficinas para jovens comunicadores e eventos com influenciadores, com foco em interiorizar a cultura digital e fortalecer a economia criativa capixaba.

A Headscon é organizada pelo Instituto Gamecon e busca conectar o setor público com áreas como games, eSports e inovação. No Espírito Santo, o evento tem apoio do Hub ES+, espaço voltado à cultura e inovação mantido pelo Governo do Estado.

Programação Headscon ES 2025

1º dia – Sexta-feira (08)

  • 9h às 10h30 – Palestra de abertura: Govtechs e o Futuro da Gestão Pública
  • 10h30 às 11h15 – Palestra: Futuro do Trabalho – Marcelo Minutti
  • 11h15 às 12h – Palestra: O Brasil precisa da indústria criativa
  • 12h30 às 14h – Almoço
  • 14h às 14h45 – Painel: Transformando cosplay em carreira e oportunidade
  • 14h às 15h – Roda de conversa: Mostras e Jams: por que investir no futuro do mercado de games?
  • 15h às 15h45 – Palestra: De Cariacica pro mundo: a trajetória de um capixaba no topo do jogo
  • 16h às 16h45 – Palestra: O futuro é de quem desce pro play
  • 16h45 às 18h – Roda de conversa: Marketing para games e futuro do mercado
  • 17h às 17h45 – Painel: Tupi: A Lenda de Arariboia – da história ao game
  • 17h45 às 18h15 – Bate-papo (Meet & Greet 1)
  • 18h15 às 18h45 – Meet & Greet 1
  • 18h30 às 20h30 – Roda de conversa: Políticas públicas em economia criativa
  • 19h às 20h30 – Concurso Cosplay de Baixo Custo

2º dia – Sábado (09)

  • 9h às 10h30 – Roda de conversa: Políticas públicas e associativismo
  • 10h às 10h45 – Palestra: Como transformar paixão por games em profissão: caminhos além da programação
  • 11h às 11h45 – Painel: Participação feminina no universo dos games
  • 12h às 14h – Almoço
  • 14h às 16h – Apresentação de K-pop
  • 14h às 14h45 – Painel: Desafios e oportunidades do mercado boardgamer no Brasil
  • 14h30 às 15h15 – Roda de conversa: Como as marcas se comunicam no mercado de games
  • 15h às 15h45 – Painel: Censo do Mercado de Jogos Capixabas 2023/2024 – o que ele revela?
  • 15h15 às 17h45 – Oficina: Do pitch à campanha – financiamento coletivo na prática
  • 16h às 16h45 – Painel: Cena capixaba de desenvolvimento de games
  • 16h15 às 17h15 – Oficina: Criando um GDD – Game Design Document
  • 16h15 às 17h15 – Oficina: Introdução a concept art de personagens e level design
  • 17h às 17h45 – Painel: Ainda é possível viver da produção de conteúdo?
  • 17h30 às 20h – Roda de conversa: Ecossistema acreano e planejamento da Headscon AC 2025
  • 17h30 às 18h – Bate-papo (Meet & Greet 2)
  • 18h às 18h30 – Meet & Greet 2
  • 18h45 às 20h – Concurso Cosplay

3º dia – Domingo (10)

  • 9h às 9h45 – Roda de conversa: Case do Txai Amazônia e o fomento à economia criativa
  • 10h às 11h – Apresentação: Making Of do game Tupi: A Lenda de Arariboia
  • 10h às 10h45 – Painel: Todo Mundo Joga
  • 11h às 12h – Painel de encerramento: Eventos gamers e a economia criativa no Brasil
  • 12h às 14h – Almoço
  • 14h às 14h45 – Painel: Influência no mundo dos games
  • 14h30 às 15h30 – Roda de conversa: E-sports como fonte de renda
  • 15h às 15h30 – Bate-papo (Meet & Greet 3)
  • 15h30 às 16h – Meet & Greet 3
  • 15h30 às 17h – Roda de conversa: A cultura HQ e os games
  • 16h30 às 18h – Apresentação de cosplay
  • 18h às 20h – Premiação e encerramento
Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).