A 13ª edição da Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), começa nesta terça-feira (7) na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita. Além de reunir mais de 600 artesãos de todo o país, a feira terá uma programação cultural que inclui dez oficinas gratuitas para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar em técnicas de artesanato.
Entre as atividades estão confecção de enfeites de porta, marchetaria, acessórios, tapeçaria e luminárias de crochê. As vagas são limitadas e oferecidas por ordem de chegada.
O evento, que segue até domingo (12), traz o tema “João Bananeira”, personagem folclórico de Cariacica, e transforma a Praça do Papa em um espaço de imersão cultural, com apresentações de música, dança e exibição de produtos produzidos em diversos materiais, como cerâmica, metais, tecidos, couro, fibra natural e recicláveis.
O público poderá visitar estandes de pelo menos 12 estados, incluindo Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Sergipe, Amapá, Distrito Federal e Espírito Santo. A expectativa é receber cerca de 30 mil pessoas durante os seis dias de evento.
Programação de oficinas
- 07/10 – Terça-feira
18h às 19h – Oficina de enfeites para portas (Schaiana Alves Silveira)
- 08/10 – Quarta-feira
18h às 19h – Artesanato na palha da carnaúba (Maria Graziela Oliveira)
- 09/10 – Quinta-feira
17h às 18h – Princípios básicos da marchetaria (Antonio Darkiewicz)
18h às 19h – Acessórios feitos com cápsulas de café (Adriana Covolo)
- 10/10 – Sexta-feira
17h às 18h – Artesanato com resíduos de couro (Tatiana Maria)
18h às 19h – Mandala com flores de crochê e tapeçaria (Edilene Costa)
- 11/10 – Sábado
17h às 18h – Chaveiro de casaca (Crisley)
18h às 19h – Acessórios de casca de sururu (Sara Mohamed)
- 12/10 – Domingo
16h30 às 17h30 – Luminárias em corda de sisal e crochê (Jailson Barbosa da Silva)
A ArteSanto é realizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social, com correalização do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, patrocínio da Cesan, Banestes e Sebrae, e apoio institucional da Federação das Associações de Artesãos do Espírito Santo e da Prefeitura de Vitória.