
O Teatro Universitário da Ufes será palco da estreia do terceiro repertório da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, nesta quarta-feira (05). O espetáculo, com duração aproximada de 45 minutos, terá duas apresentações gratuitas, às 15h e às 20h.
Formado por 16 cantores cegos, o grupo é acompanhado por piano e percussão corporal e apresenta composições que percorrem o país por meio das tradições orais e culturais de diferentes regiões. A nova temporada reúne cantigas populares de Norte a Sul do Brasil, incluindo maracatu, catimbó, bumba-meu-boi, coco de roda e congada, somando 60 músicas preservadas da cultura popular.
O repertório de 2025 traz destaque para o Acre, com quatro canções de origem indígena — entre elas “Wacomayá”, do povo Noke Koi, e “Uniti”, do Alto Purus. O Espírito Santo também está representado com o congo “Tira a Canga do Boi”, tradicional da Banda de Congo Panela de Barro, de Goiabeiras.
A musicista e pesquisadora Renata Mattar é responsável pela curadoria, resultado de um trabalho de campo que percorre o Brasil coletando canções transmitidas de geração em geração. A regência é do maestro Thomas Davison, que conduz os cantores com sons, palmas e batidas, uma adaptação feita especialmente para o grupo.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site Le Billet. Cada pessoa pode reservar até dois bilhetes.
Serviço: Orquestra Brasileira de Cantores Cegos – 3º Repertório
- Data: 5 de novembro (quarta-feira)
 - Sessões: 15h e 20h
 - Local: Teatro Universitário da Ufes – Av. Fernando Ferrari, Goiabeiras, Vitória
 - Entrada: gratuita, com retirada de ingressos no site Le Billet