
O jornalista Evaristo Costa usou as redes sociais para relatar situações de constrangimento vividas por ele devido à falta de conscientização sobre a doença de Crohn. No vídeo, ele mostrou um cordão de girassóis, símbolo que representa pessoas com deficiências ocultas.
Ele contou que, em um dos episódios em que passou por constrangimento, ele precisou usar o banheiro durante o voo, mas não conseguiu devido ao tamanho da fila.
A doença crônica causa dor abdominal, cólica, náusea, vômito, cansaço e uma diarreia intensa. “Não é ir uma vez, duas vezes ao banheiro. É ir 20, 30, 40 vezes”, disse o apresentador.
Ele afirma no vídeo que teria evitado constrangimentos se tivesse adquirido o cordão antes. “Eu já precisei ir correndo no banheiro do avião e tinha uma fila, eu não consegui passar na frente. Constrangimento enorme, não preciso dizer o que aconteceu”, relatou.
Evaristo também contou outros momentos. Uma vez, ele precisou utilizar o banheiro de um restaurante, mas foi barrado pela equipe.
“O segurança veio atrás e disse que eu não poderia usar o banheiro, só se eu consumisse. Eu perguntei: ‘Eu posso primeiro usar o banheiro e depois consumir?’ Ele falou assim, ‘Não, primeiro você tem que consumir'”.
Atualmente, o jornalista contou que a doença está em remissão, mas enfatizou que o uso do cordão de girassóis é opcional e ninguém precisa usar para ter seus direitos garantidos.
“Ninguém precisa usar esse cordão para ter os seus direitos garantidos, o uso é opcional, mas ele ajuda a comunicar rápido”, disse.
Veja o vídeo:
*Com informações do UOL e do Metrópoles.