Um vídeo falso gerado por inteligência artificial, que simula Renato Aragão agredindo a esposa, Lílian Taranto, revoltou a família do humorista e levou a filha, Lívian Aragão, a fazer um desabafo em defesa do pai.
Segundo Lívian, o conteúdo que viralizou nas redes sociais representa mais um ataque à imagem do pai, além de ser difamatório e desumano.
Meu pai tem 91 anos e não consegue ter um dia de paz. Tá circulando um vídeo feito com inteligência artificial que mostra meu pai em uma cena completamente falsa, ofensiva e violenta. O problema vai muito além dessa mentira tecnológica. É mais uma vez uma violência contra a minha família.
Lívian Aragão

A atriz também ressaltou a trajetória pública do pai e afirmou que ele tem sido alvo de mentiras, como a notícia falsa de que teria sido internado à força em um asilo. “Meu pai construiu uma trajetória pública de décadas baseada em respeito, afeto, carinho e, principalmente, em valores. E, mesmo assim, ele continua sendo alvo constante de fake news”, disse.
Indignada, Lívian ressaltou que o uso da inteligência artificial nesse caso torna a situação ainda mais grave.
Agora estão usando inteligência artificial para sugerir algo ainda mais sério: violência doméstica. Além de ser uma grande mentira, isso é um ataque, uma difamação e algo desumano.
Lívian Aragão
*Matéria produzida com base no portal R7.