O ex-diretor de humor da Globo, Marcius Melhem, virou réu em um processo por violência psicológica e perseguição contra quatro mulheres, incluindo a atriz e comediante Dani Calabresa, nesta segunda-feira (28).
Além de Melhem, a juíza Juliana Benevides, da 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, também acatou a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra o jornalista Ricardo Feltrin.
A acusação aponta que o comediante, por meio de 132 vídeos publicados em seu canal no Youtube, e Feltrin, na cobertura jornalística do caso, fizeram comentários públicos considerados constrangedores e desqualificadores contra o grupo de mulheres que acusou Melhem de assédio sexual.
Segundo o Ministério Público, o discurso de ambos teria incitado ataques de ódio nas redes sociais, causando transtornos psicológicos às vítimas e configurando violência psicológica, conforme a Lei 14.132/2021. O caso tramita em segredo de Justiça.
A defesa de Melhem disse à Folha de S.Paulo que os fatos em questão já foram examinados e arquivados por outra instância judicial, e que está confiante na absolvição do cliente.
Já Feltrin, por meio de nota, afirmou que a acusação é uma “tentativa de censura”, alegando que as denúncias foram combinadas entre as vítimas.
Marcius Melhem responde agora a dois processos como réu: um por assédio sexual — com audiência marcada para agosto — e este, por violência psicológica e perseguição.
*Com informações do Portal Pop Mais e Folha de S.Paulo