Onde termina o Filipe e começa o Ret? Às vésperas de subir ao palco em Vitória com a turnê do álbum “Nume”, o rapper reflete sobre fé, amadurecimento e o poder curativo da própria arte.
Em entrevista ao Folha Vitória, ele disse que o show é mais do que um espetáculo: é o momento em que suas canções ganham novos sentidos — para si mesmo e para o público.
Cada parte das minhas músicas vai ganhando novos significados com o tempo. Às vezes, uma linha específica passa a ter outro sentido. Eu me emociono cantando várias partes, e elas vão se transformando junto comigo. Acho que isso acontece com todos os músicos. A gente vai se identificando de outras formas com as faixas.
Filipe Ret
Comparando o palco ao teatro, Ret descreve o show como um acontecimento quase espiritual. “O show é como um ‘passarinho verde’ que, às vezes, aparece e voa. Quando esse momento mágico acontece, marca quem o presencia. Se eu vivo esse segundinho mágico num show, já valeu a pena”, explica.
“Sou a primeira pessoa salva pelo Ret”
Ao falar sobre o álbum, Filipe Ret se permite uma reflexão íntima. O projeto, segundo ele, representa um estado de maturidade, gratidão e a reconciliação com o próprio personagem que construiu. O disco foi lançado em duas partes: “NUME”, em 2024, e “Nume – Epílogo”, em julho deste ano.
Vejo o Ret nesse disco como algo sagrado. Sou a primeira testemunha de que o Ret salva vidas, porque ele me salvou. Me fez crescer, prosperar, acreditar. É algo divino na minha vida, e sei que ele é maravilhoso na vida de muitas pessoas.
Filipe Ret
Essa conexão entre artista e personagem é o eixo central da turnê, que leva ao público a mensagem de transformação sem perda de essência.
“As pessoas se veem no Ret”
Para o rapper, o sucesso só faz sentido quando é compartilhado. Muitas das decisões em sua carreira são guiadas pelo propósito de inspirar quem o acompanha — como sua apresentação no Rock in Rio, em 2024.
Mesmo com a rotina intensa, o artista garante que o esforço compensa. “Virar noites, comer mal às vezes, enfrentar críticas… tudo isso faz parte. Mas a gente segue, porque quer mostrar que é possível. As pessoas se veem no Ret, se veem em mim, se veem crescendo. Elas choram com as vitórias, como uma família.”
Show em Vitória
Filipe Ret apresenta turnê “Nume” neste sábado (11), a partir das 22h, na Fazendinha Shows, em Vitória. Os ingressos para o show podem ser adquiridos no site da Zig.ticket, a partir de R$ 120. Alguns setores já estão esgotados.
Para os fãs capixabas, Ret promete uma apresentação entregue de corpo e alma:
Podem esperar o meu máximo, toda a minha gratidão. Entro no palco para trazer o mais próximo possível da magia do show. Faço a minha parte para que as pessoas consigam capturar um pouco dessa magia.
Filipe Ret
Serviço
Filipe Ret – Turnê Nume
- Atrações: Filipe Ret, ML da Vila, Bero Costa, Gabriel Pratti e Fabricio V.
- Data: 11 de outubro, sábado
- Abertura dos portões: 22h
- Local: Fazendinha Shows – Rodovia Serafim Derenzi, 2250, Grande Vitória, Vitória.