Foto: Reprodução/ Governo do ES

A Secretaria de Turismo (Setur) do Espírito Santo está desenvolvendo um novo projeto para revitalizar a Ferrovia Leopoldina, com o objetivo de transformá-la em um importante destino turístico e cultural.

A proposta inclui a transformação de trechos desativados da ferrovia em espaços multifuncionais voltados para o turismo, cultura e lazer.

LEIA TAMBÉM: 

“Espelhos e portas começaram a bater”: veja relatos de capixabas em Portugal após terremoto

Polícia faz perícia para calcular a velocidade do carro que atropelou mãe e filha

Só 8% das cidades abordam questões raciais

O plano foi apresentado durante uma reunião na Setur, que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, do secretário de Cultura e Turismo de Viana, Leandro Tedesco, e do representante da VLI, Fernando Kunsch. 

O encontro abordou a devolução antecipada da concessão da ferrovia e destacou o compromisso do Governo Estadual com a revitalização dessa infraestrutura histórica.

A Ferrovia Leopoldina, que abrange 257 quilômetros e conecta 11 municípios do Espírito Santo, está prestes a ganhar um novo uso. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Com a devolução da concessão, a Setur propõe a criação de ciclovias e trilhas para caminhadas ao longo da ferrovia, a conversão de vagões em bistrôs temáticos que destacarão a culinária local, e a transformação de estações em museus e centros culturais. Além disso, o projeto inclui a instalação de mirantes e parques lineares.

A iniciativa visa beneficiar diretamente as cidades de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. 

Philipe Lemos enfatizou a importância do projeto, afirmando: 

“A devolução da concessão da Ferrovia Leopoldina nos oferece uma chance única de recuperar um pedaço significativo da nossa história e promover o desenvolvimento econômico e cultural das cidades envolvidas. Nosso objetivo é transformar a ferrovia em um dos maiores atrativos turísticos do Brasil, beneficiando a economia local e preservando o patrimônio regional.”

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.