A Vila de Itaúnas, capital do forró, vai virar a capital da literatura, a partir desta quarta-feira (21), às 18h30. O município de Conceição da Barra recebe a 2ª edição da Festa Internacional da Palavra, que acontece até sábado (24).
O evento, que é inteiramente gratuito, vai reunir grandes nomes da literatura mundial, além de promover shows, oficinas, lançamentos de livros, performances artísticas e uma programação dedicada ao público infantil.
A partir de quinta (22), as atividades começam às 9h.
LEIA TAMBÉM:
- “Não vamos recuar”: Elisa Lucinda fala sobre literatura negra na Festa Internacional da Palavra
- Vital 2025: venda de ingressos começa nesta terça-feira
- Irmão do Jorel, animação criada por capixaba, ganha prêmio internacional
Grandes nomes da literatura confirmados
Entre os autores que participam das mesas de debates estão Ailton Krenak, referência na defesa dos direitos indígenas, Itamar Vieira Junior, vencedor do Prêmio Jabuti, Jean Wyllys, Eliana Alves Cruz, Kiusam de Oliveira, Joana Maria de Oliveira e muitos outros nomes que representam a diversidade e a resistência cultural brasileira.
As mesas acontecem sempre a partir das 14h, na Tenda da Palavra, e abordam temas como literatura indígena e quilombola, formação de leitores, representatividade na literatura infantil, cosmovisões negras, poesia marginal e justiça social através da literatura.
Encerrando cada dia do evento, performances artísticas e muita música, com Sandra Sá, Chico César, Bia Ferreira e Elisa Lucinda agitam o público.
Espaço infantil e oficinas criativas
A programação da Festa da Palavra também contempla crianças e adolescentes com contações de histórias, mostras de curtas, oficinas de criação literária e rodas de conversa. No espaço infantojuvenil, educadores e escritores abordam temas como antirracismo, imaginário afro-brasileiro, lendas capixabas e o poder da narrativa na formação da identidade.
Além disso, a Livraria da Festa será um espaço permanente para encontros com mais de 40 autores independentes, que estarão lançando livros e participando de sessões de autógrafos.
A Festa Internacional da Palavra é realizada pelo Instituto Manguerê, Secretaria de Estado de Cultura e Ministério da Cultura, com patrocínio da EDP e do Banestes, via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc) e Lei Rouanet. Apoio da Prefeitura de Conceição da Barra.
A programação completa está no site oficial e nas redes @festadapalavra.
Serviço
2ª FESTA INTERNACIONAL DA PALAVRA
- Onde: Vila de Itaúnas, Conceição da Barra
- Quando: De 21 a 24 de maio
- Entrada: Gratuita