Entretenimento e Cultura

Festival de Cannes preparou seleção de clássicos irresistíveis

Festival de Cannes preparou seleção de clássicos irresistíveis Festival de Cannes preparou seleção de clássicos irresistíveis Festival de Cannes preparou seleção de clássicos irresistíveis Festival de Cannes preparou seleção de clássicos irresistíveis

São Paulo – E o Festival de Cannes, que vem divulgando suas atrações a conta-gotas, anunciou nessa quarta-feira, 29, o programa de uma de suas seções mais prestigiadas, aquela que, com certeza, é a menina dos olhos dos cinéfilos. Cannes Classics resgata em versões restauradas filmes que fizeram história, e não apenas no festival. O homenageado deste ano será Costa-Gavras e Cannes Classics vai exibir, em cópia zero bala, Z, de 1968.

O festival também vai prestar tributos ao centenário de Orson Welles, que se comemora na semana que vem (dia 6), e ao mestre português Manoel de Oliveira, que morreu há pouco. Cannes Classics vai mostrar versões restauradas de Cidadão Kane, A Dama de Shangai e O Terceiro Homem, que Welles interpreta e Carol Reed dirige (mas tem gente que jura que ele também supervisionou). Dois documentários completam o programa dedicado a OW – A Autópsia de Uma Lenda, de Elizabeth Kapnist, e This Is Orson Welles, de Clara e Julia Kuperberg. O tributo a Manoel de Oliveira terá um filme pouco conhecido de 1982 – Visita ou Memórias e Confissões.

O festival promete muitos documentários – Hitchcock/Truffaut, de Kent Jones; Depardieu Grandeur Nature, de Richard Melloul; Steve McQueen: The Man & Le Mans, de Gabriel Clarke and John McKenna; e Ingrid Bergman in Her Own Words, de Stig Björkman. A atriz de Roberto Rossellini e Alfred Hitchcock é a grande homenageada deste ano, no cartaz que ostenta seu lendário sorriso. Só esses filmes já fariam de Cannes Classics, em 2015, o caminho de São Tiago dos cinéfilos, mas tem muito mais.

Cannes Classics vai exibir as versões restauradas de Rocco e Seus Irmãos, de Luchino Visconti; Ascensor para o Cadafalso, de Louis Malle; Sur, de Fernando Solanas; Black Girl, de Ousmane Sembene; O Conto do Crisântemo Tardio, de Kenji Mizoguchi; Os Sem-Esperanças, de Miklos Janczó; Pânico, de Julien Duvivier; A História Oficial, de Luis Puenzo; e Marius, de Alexander Korda, com roteiro e diálogos de Marcel Pagnol.

Cannes Classics também terá filmes no Cinema da Praia – Ran, de Akira Kurosawa; Ivan, o Terrível, de Sergei M. Eisenstein; Jurassic Park 3-D, de Steven Spielberg; O Exterminador do Futuro, de James Cameron; Loiro, Alto, de Sapato Preto, de Yves Robert; e Joe Hill, de Bo Widerberg. Poderá ser difícil conciliar tantos clássicos com a necessidade de cobrir as novidades do festival de 2015 – a parte competitiva. Mas só por Cannes Classics já valeria ir à Croisette.

O Festival de Cannes será realizado de 13 a 24 de maio.