Foto: Divulgação/Secult

A 12ª edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que acontece até o dia 30 de novembro, traz uma programação recheada de concertos gratuitos em diversos espaços de Vitória e do interior do Estado. 

Neste sábado (23), a atração é o Recital de Canto e Piano, a partir das 20h, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória.

O evento aberto o público, destaca-se como um dos maiores do gênero no Brasil e oferece uma rica diversidade de apresentações, incluindo récitas de ópera, concertos de câmara e projetos especiais como Ópera nos Bairros e Concertos Itinerantes.

O Festival contará com homenagens ao violoncelista Antônio Meneses e à Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).

LEIA TAMBÉM: 

Serra e Cariacica inauguram decoração de Natal nesta sexta; veja programação

Roupa Nova e Biquini Cavadão: veja atrações para o fim de semana

Festival em Santa Teresa terá oficina gratuita de gastronomia para crianças

Ao longo do mês, o público poderá conferir 16 apresentações, incluindo dois espetáculos da ópera Clitemnestra, seis concertos de câmara e oito apresentações de concertos itinerantes em várias localidades. 

As apresentações ocorrerão em espaços como o Teatro Sesc Glória, a Casa da Música Sônia Cabral e outros locais em Vitória e no interior do Estado. Os concertos também serão transmitidos ao vivo pelo YouTube para ampliar o acesso.

A programação no Teatro Sesc Glória e na Casa da Música Sônia Cabral trará apresentações de renomados músicos, com destaque para recitais de piano, oboé, flauta, fagote, percussão, violoncelo e violão.

Além da participação de grandes nomes da música erudita, como o pianista Willian Lizardo, o oboísta Rodrigo Herculano, os percussionistas Gabriel Novaes e Daniel Lima, e a mezzo-soprano Ana Lúcia Benedetti, entre outros.

No dia 30 de novembro, o Festival será encerrado com um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES), regida pelo maestro Helder Trefzger, com a participação da artista homenageada Natércia Lopes e dos vencedores do 3º Concurso de Canto Natércia Lopes.

Além das apresentações nos teatros, o Festival de Música Erudita também traz iniciativas de acessibilidade, como o Ópera nos Bairros, que levará a ópera Rossini por um fio a comunidades tradicionais, e os Concertos Itinerantes, com o Quarteto Zuri se apresentando em diferentes espaços públicos da Grande Vitória.

Confira a programação

– 23 de novembro, às 20h: Recital de Canto e Piano – Casa da Música Sônia Cabral
– 29 de novembro, às 20h: Recital de Violão – Casa da Música Sônia Cabral
– 30 de novembro, às 20h: Encerramento com a OSES – Sesc Glória

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.