
Em comemoração ao Mês das Crianças, neste sábado (21) vai ter música, karatê, artes, culinária e muita diversão para crianças com transtorno do espectro autista e para as famílias no Shopping Mestre Álvaro, na Serra.
O 1° Festival Felice será realizado das 15 horas às 18 horas, e é gratuito. A ação é realizada pela Clínica Felice Desenvolvimento Infantil, que atende crianças autistas.
>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Como a música e as artes marciais podem ajudar as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Elas auxiliam no desenvolvimento da interação social, da comunicação verbal e não verbal, da expressão corporal e geram, consequentemente, inclusão e melhoria na qualidade de vida.

O musicoterapeuta Ricardo Augusto Pereira e o professor de karatê sensei Márcio Stein vão realizar atividades com as crianças durante o festival, explorando a voz e todas as potencialidades do nosso corpo.
“Inserir a música, com todos os seus elementos (melodia, harmonia e ritmo), ajuda no desenvolvimento das crianças, trabalhando para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais delas. A musicoterapia avalia os pontos fortes de cada criança, assim como as necessidades específicas delas, e apresenta técnicas individualizadas. O resultado é fantástico e surpreendente”.
Já o sensei Márcio destaca que, ao contrário do que muitos pensam, o karatê não é violento e trabalha autoconfiança e autocontrole em quem pratica essa arte marcial.
“O karatê, assim como as artes marciais em geral, prega a disciplina e isso traz ganhos impressionantes para as crianças com transtorno do espectro autista, assim como àquelas que sofrem de déficit de atenção ou que são muito agitadas. No festival, vamos colocar um tatame e faremos apresentação com as crianças, mostrando o desenvolvimento das habilidades motoras e físicas delas”.
“EU CHORO HORRORES”, DIZ MÃE
Quem colhe os frutos desse trabalho com certeza são os pais e as crianças. Uma delas é o pequeno Guilherme, de 7 anos, filho de Livia Bispo.
Com dificuldade de interação, de socialização, Livia conta que o filho participa das atividades de karatê e de musicoterapia da Felice e os resultados são tão positivos que a fazem chorar.
“Sou muito feliz em ver que o meu filho está se desenvolvendo, está cantando uma música inteira, está prestando atenção, sabe todos os nomes do karatê, dos gestos que tem que fazer. É um ganho muito grande. Sinceramente achei, no começo, que não ia dar muito certo, mas os professores não desistem”.
Lívia ainda complementa, emocionada: “Você ver o seu filho, que não interage muito, tem dificuldade de socialização, cantar no microfone, interagir com os instrumentos, isso mexe muito com a mãe, que espera ver o filho evoluir. Eu choro horrores. Meu filho está evoluindo”.
PROFISSIONAIS VÃO AUXILIAR NAS ATIVIDADES
Os organizadores informaram que haverá profissionais especializados para auxiliar nas atividades com as crianças.
A data do festival é marcante para a Felice. A clínica comemora no sábado 12 anos de atividades. A fisioterapeuta e gestora da Felice, Fernanda Meneghelli, enfatiza todo o trabalho desenvolvido e resultados obtidos.
“A Felice vem se destacando com o desenvolvimento de projetos que promovem a habilitação, interação social e inclusão das mais de 100 crianças que atendemos, além da intervenção comportamental especializada em ABA. É um trabalho lindo, feito a muitas mãos, e a família é parte importantíssima. Eventos como esse promovem a visibilidade da causa, a inclusão e principalmente muita diversão”.
1° FESTIVAL FELICE
Hora: das 15h às 18h
Local: Shopping Mestre Álvaro, na Serra
Entrada gratuita.