O Festival da Primeira Infância vai transformar o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, em um espaço de brincadeiras, arte e aprendizado. A programação acontece nesta sexta-feira (18), das 9h às 12h, com entrada gratuita. A ação é voltada para crianças de 4 a 6 anos.
Promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Setades), o evento tem como foco o desenvolvimento infantil por meio de atividades sensoriais, criativas e recreativas.
Para participar, é necessário retirar ingresso pelo site do parque. Crianças menores de 12 anos não precisam de ingresso, apenas os acompanhantes devem garantir o passe.
Exploração sensorial e criatividade no centro das atividades
Entre 9h30 e 11h20, será realizado um circuito especial com oficinas educativas e recreativas. Duas propostas se destacam na programação:
Nesta atividade, as crianças irão caminhar descalças e, em determinado momento, terão os olhos vendados para aguçar a percepção de diferentes texturas naturais como folhas, areia, pedras, madeira e troncos. A ideia é estimular a memória sensorial, a expressão artística e o vínculo com a natureza.
Utilizando elementos como flores, sementes, galhos e pedras, os pequenos também serão convidados a formar mandalas no chão. A proposta busca trabalhar criatividade, concentração e a apreciação da estética natural.
Oficina de seres imaginários e exposição com mais de 100 esculturas
Outra atração do festival é a oficina inspirada na exposição “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, em cartaz na Galeria Gabinete do parque. A mostra reúne mais de cem esculturas do artista popular Hiorlando, do Maranhão.
Durante a atividade, as crianças irão coletar materiais naturais e criar seres imaginários, misturando desenho, escultura e imaginação, sempre com orientação da equipe educativa do espaço.
Recreação e música
Para completar a experiência, o evento contará com cama elástica, piscina de bolinhas e outras brincadeiras livres. Às 11h20, o grupo musical Pés na Lua sobe ao palco com um repertório especial para o público infantil.