Uma seleção especial com o melhor do nosso cinema brasileiro (Foto: Reprodução/X/@maisgaleria/@vitrine_filmes/@ParisFilmes)
Uma seleção especial com o melhor do nosso cinema brasileiro (Foto: Reprodução/X/@maisgaleria/@vitrine_filmes/@ParisFilmes)

Neste Dia da Proclamação da República, celebramos a construção da identidade brasileira. Assim como a república nasceu do sonho por um Brasil mais justo, o cinema nacional é um patrimônio vivo que traduz nossas lutas, afetos e contradições

Cada filme é um retrato do Brasil em suas múltiplas vozes, revelando histórias que unem o passado, o presente e o desejo por um futuro mais diverso. Neste espírito de celebração, reunimos 15 filmes brasileiros que fazem a gente refletir, se orgulhar e celebrar nossa cultura.

O Último Azul

Uma visão distópica e sensível de um Brasil que exila seus idosos. Tereza, de 77 anos, é obrigada a deixar sua cidade natal para viver em uma colônia isolada, onde o Estado busca “libertar” os jovens de responsabilidades. Um filme que nos faz refletir sobre o envelhecimento, o abandono e etarismo.

Prédio Vazio

A jovem Luna parte em busca da sua mãe, que havia desaparecido em meio à folia de Carnaval, em Guarapari. O que começa como uma investigação comum se transforma em uma jornada sombria quando ela descobre um edifício misterioso, cercado por segredos e presenças sobrenaturais.

Oeste Outra Vez 

No sertão de Goiás, temos um retrato intenso e sensível sobre a masculinidade e suas fragilidades. Totó e Durval são dois homens marcados pela solidão e pela incapacidade de expressar seus sentimentos. Suas trajetórias se cruzam de forma dolorosa, unidas pela ausência da mesma mulher que os abandonou e divididas por uma rivalidade que cresce até o limite da autodestruição.

A Melhor Mãe do Mundo 

Gal, uma catadora de recicláveis, decide fugir de casa para proteger os filhos dos abusos do marido, após ter suas denúncias ignoradas pelas autoridades. Com coragem e desespero, ela coloca as duas crianças, Rihanna e Benin, na carroça e parte pelas ruas transforman a fuga em uma aventura imaginária para os jovens.

Marte Um

A família Martins, que vive na periferia de Contagem, em Minas Gerais, está tentando manter seus sonhos em meio ao avanço de um extremo conservadorismo no país. Enquanto enfrentam as adversidades, Deivinho, secretamente aspira estudar astrofísica e colonizar o planeta Marte.

Kasa Branca  

, um adolescente negro que vive às margens do Rio de Janeiro, enfrenta o luto e o amadurecimento ao lidar com a doença terminal da avó, que sofre de Alzheimer, com a ajuda de seus melhores amigos. Um belo longa que equilibra ternura e realidade ao retratar o cotidiano da periferia carioca.

 Manas

Marcielle, uma menina de 13 anos que vive em uma comunidade na Ilha do Marajó, cresce ouvindo histórias idealizadas sobre o “homem bom” que pode mudar a vida de uma mulher. À medida que amadurece, ela percebe as engrenagens de abuso que sustentam seu ambiente e decide romper o ciclo de violência.

2 Coelhos

Um filme de ação aliado a uma fonte crítica social, que acompanha Edgar, um homem movido pela indignação diante da corrupção e da impunidade que dominam todo o país, e que decide colocar em prático um plano em que os criminosos e políticos corruptos tenham que entrar em confronto direto

Reflexões de um Liquidificador

O filme apresenta uma mulher chamada Elvira, que está em busca do marido desaparecido. O inusitado está no narrador: o liquidificador do casal, que inexplicavelmente ganha consciência e passa a contar toda a história com a voz inconfundível do ator Selton Mello

Durval Discos

Durval tem uma pequena loja de vinis e vive uma vida comum ao lado da mãe. No entanto, a rotina é abalada quando eles acolhem uma menina deixada por uma empregada, que desaparece misteriosamente. A partir desse encontro uma série de reviravoltas inesperadas acabam sendo desencadeadas.

As Boas Maneiras

Em uma trama que mistura fantasia e terror, a enfermeira Clara é contratada para cuidar do filho de sua patroa, uma mulher rica e enigmática. Porém, a criança se transforma em um lobisomem sob a luz do luar. Diante dessa revelação, Clara se vê dividida entre o medo e o instinto protetor, embarcando em uma jornada para proteger o jovem.

Preto Sai, Branco Fica

Ambientado na Brasília dos anos 80, durante um baile de black music, dois homens têm suas vidas transformadas após uma ação policial brutal. Até que um viajante do futuro retorna determinado a reconstituir os fatos e revelar que o verdadeiro culpado não é um indivíduo, mas sim o próprio sistema de opressão que moldou toda uma época.

O Doutrinador

Baseado em quadrinhos brasileiros, um vigilante mascarado decide fazer justiça com as próprias mãos contra políticos corruptos e empresários gananciosos. A narrativa questiona os limites da vingança e o preço da justiça, sendo uma espécie de “Justiceiro” da Marvel, mas no Brasil.

A Jaula

Um intenso jogo psicológico entre um ladrão e um médico rico. Djalma decidiu furtar um carro de luxo, mas o dono o prende dentro do veículo, transformando o crime em uma armadilha, batalha de sobrevivência e manipulação. Este filme é um remake de uma obra argentina e que gerou outra refilmagem estadunidense, neste ano.

O Sequestro do Voo 375

Inspirado em fatos, o filme recria o sequestro de um avião da VASP, em 1988. O sequestrador, movido pelo desespero diante da crise econômica, muda o curso do voo com a intenção de atingir o presidente José Sarney, levando a um tenso confronto entre vida, morte e redenção.

Gabriel Miranda

Repórter

Jornalista em formação pela Estácio de Sá, faz parte da redação da TV Vitória e está à frente do quadro "Só Soundtrack Boa" na Jovem Pan Vitória. Com olhar atento e conhecimento de cinema e cultura pop, escreve sobre filmes, séries, bastidores e tudo que movimenta esse universo pop.

Jornalista em formação pela Estácio de Sá, faz parte da redação da TV Vitória e está à frente do quadro "Só Soundtrack Boa" na Jovem Pan Vitória. Com olhar atento e conhecimento de cinema e cultura pop, escreve sobre filmes, séries, bastidores e tudo que movimenta esse universo pop.