
A cena noturna LGBTQIAPN+ de Cachoeiro de Itapemirim vai ganhar as telas em um documentário inédito. Com exibições gratuitas nesta sexta-feira (27) e sábado (28), o filme Noites Proibidas é o primeiro a registrar a história da comunidade queer da cidade.
A estreia será no Centro de Referência da Juventude (CRJ), às 19h de sexta-feira, e na Sessão 103, no sábado, às 20h. As sessões encerram simbolicamente as celebrações do Mês do Orgulho e evidenciam a importância da memória, resistência e arte da população LGBTQIAPN+ da cidade.
Com direção de Júlio César, o documentário acompanha a trajetória do coletivo Noites Proibidas, criado em 2017 sob o nome original de Quintas Proibidas. Mais que uma festa, o projeto se tornou o único evento regular voltado à comunidade, promovendo encontros, performances drag, debates e ações culturais com forte viés político.
Ao longo do filme, depoimentos de artistas, organizadores e frequentadores constroem um retrato íntimo e coletivo da experiência queer na cidade. Estão no elenco nomes como Avelã, a cremosa!, Renata Cordeiro e Claudia Voltz, que atualmente conduzem o projeto.
Para Voltz, ver a história contada no cinema é motivo de muito orgulho, ao mesmo tempo em que relembra de tudo que vivenciou das lutas, das festas, das trocas.
Como artista, é emocionante me ver representada através da minha arte, sabendo que isso inspira e abre caminhos para outras pessoas. Espero que o público entenda que Noites é sobre existir, resistir e amar, sobre mostrar que ser quem somos é possível, mesmo quando o mundo tenta dizer o contrário, enfatiza a organizadora do coletivo Claudia Voltz.
A produção do filme foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital municipal da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim, voltado à produção audiovisual.
Serviço
ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO “NOITES PROIBIDAS”
27 de junho (sexta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Centro de Referência da Juventude (CRJ) – R. Plínio Viêira Machado, 47 – Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim
- Entrada gratuita
28 de junho (sábado)
- Horário: 20h
- Local: Sessão 103 – Praça Pedro Cuevas Júnior, nº 9, sala 307 – Centro (em frente à praça do Roberto Carlos)
- Entrada gratuita com retirada de ingressos pelo link: Sympla