
O Agente Secreto, longa brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira do Critics Choice Awards 2026, neste domingo (04). O anúncio foi feito ainda no tapete vermelho, antes de a cerimônia começar oficialmente.
Kleber Mendonça estava sendo entrevistado no tapete vermelho, falava sobre Wagner Moura, quando foi surpreendido com o anúncio de que seu filme havia ganhado o prêmio, desbancando Foi Apenas um Acidente (França), A Garota Canhota (Taiwan), No Other Choice (Coreia do Sul), Sirat (Espanha) e Belén – Uma História de Injustiça (Argentina).
Por que o prêmio de “O Agente Secreto” não foi dado na cerimônia?
O anúncio fora da cerimônia foi repercutido nas redes sociais. A ação chegou a ser apontada como desrespeito por alguns internautas, que acreditavam que o anúncio do vencedor da categoria deveria ter sido transmitido durante a cerimônia.
Isso costuma acontecer com categorias tidas como secundárias quando a premiação tem um tempo definido de transmissão. O resultado de outras categorias também foi revelado fora da cerimônia oficial.
Brasil no palco do Critics’ Choice
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, no entanto, ainda foram os responsáveis por entregar o prêmio de Melhor Filme da noite — vencido por Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson.
No palco, o cineasta aproveitou o microfone e agradeceu o prêmio dado ao seu filme.
Wagner Moura não ganha
Apesar da vitória brasileira na categoria de melhor filme estrangeiro, Moura acabou saindo da premiação de mãos vazias. O brasileiro estava concorrendo a dois prêmios — Melhor Ator por seu papel em O Agente Secreto e Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para Televisão por seu papel em Ladrões de Drogas —, mas foi superado por Timothée Chalamet e Owen Cooper, respectivamente.
O Critics Choice é considerado um dos termômetros para o Oscar. Por entregar suas estatuetas logo no início do ano, o evento costuma ditar tendências quanto a possíveis indicados e vencedores da temporada, além de servir como reforço estratégico para os estúdios nas campanhas rumo às premiações maiores.
Após o sucesso de Ainda Estou Aqui, que venceu Melhor Filme Internacional no Oscar do ano passado, o Brasil sonha com novas indicações ao principal prêmio do cinema mundial.
O Agente Secreto já está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada no último dia 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Os indicados a Melhor Filme de Língua Estrangeira do Critics Choice Awards 2026
– Foi Apenas um Acidente (França)
– A Garota Canhota (Taiwan)
– No Other Choice (Coreia do Sul)
– O Agente Secreto (Brasil)
– Sirat (Espanha)
– Belén (Argentina)