Gaby Amarantos venceu na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa do Grammy Latino 2023, com o álbum TecnoShow. No discurso de agradecimento, a cantora agradeceu às suas raizes, a periferia, as mulheres pretas e a Amazônia. É a primeira vez que a cantora ganha o gramofone dourado!
-Sou um artista da floresta Amazônica brasileira. Estou aqui vestida de Sumaumeira, uma árvore da Amazônia que tem grandes raízes. Preciso dizer que precisamos cuidar da nossa floresta e uma forma de cuidar é ouvir sua música e conhecer sua cultura, discursou.
E continuou agradecendo ao falar sobre sua trajetória musical:
-Faço música da preriferia negra de Belém do Pará. Sou uma artista independente e estou há 20 anos trabalhando com este ritmo. Esta é minha terceira nomeação e recebo com muita alegria e honra.
E além da paraense, Gaby, o saudoso João Donato venceu o prêmio póstumo do evento, de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com Serotonina, lançado em agosto de 2022. O artista morreu em setembro, aos 88 anos de idade. Mas teve tempo de ganhar a estatueta ainda em vida, em 2010, na categoria de melhor álbum de jazz latino.