
Prevista inicialmente para ocorrer em dezembro deste ano, a inauguração do museu do Cais das Artes foi adiada para janeiro de 2026. A justificativa informada pelo governo estadual é a agenda cheia no mês de dezembro.
Com o novo calendário, a primeira parte do equipamento cultural – que inclui o museu – deve ser entregue apenas em janeiro. A segunda fase, referente ao teatro, permanece oficialmente prevista para o final do primeiro semestre de 2026.
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), responsável pelas obras, informa que o equipamento será entregue à Organização do Estado Ibero-Americano (OEI) assim que a construção for finalizada.
“O DER-ES acrescenta que está elaborando um aditivo de prazo para dezembro de 2026 para que os técnicos da OEI possam fazer os ajustes finais na obra, conforme cronograma informado à área técnica do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES)”, diz a nota.
Cais das Artes: obra já tem 15 anos
Em abril deste ano, o governador Renato Casagrande anunciou que o museu do Cais das Artes vai ser entregue até o final de 2025. Já a previsão de entrega do teatro é até o final do primeiro semestre de 2026.
Sobre o custo por conta do tempo longo de obra, Casagrande afirmou que “o mais caro é deixar o equipamento parado” e que o importante é que a obra seja concluída com transparência para a população.
Para recuperar o que foi perdido nos oito anos em que a obra ficou parada, o governo já utilizou R$ 15,3 milhões dos R$ 20,6 milhões previstos no acordo judicial para retomada dos trabalhos. Até o momento, 53% da obra está concluída.
Em entrevista ao sócio-diretor da Apex Partners e colunista do Folha Business, Ricardo Frizera, no evento Buy ES, realizado no próprio Cais das Artes no início de dezembro deste ano, Casagrande celebrou a aproximação da data de entrega da obra.
“(Será entregue) graças ao bom Deus e graças ao trabalho que a gente desenvolveu para resolver um problema que estava aqui enterrado. Uma cabeça de burro enterrada aqui.”