Iogurtes exóticos, mel natural, cafés, queijos e vários outras delícias diretamente do interior do Espírito Santo! Já imaginou tudo isso reunido em um só lugar? A Feira Sabores da Terra começou na quinta-feira (29) e prossegue até domingo (01), na Praça do Papa, em Vitória. Além de todas essas guloseimas, o evento traz também peças de artesanato de diversos empreendedores capixabas.
Na feira, estão expostos alimentos, bebidas, flores, peças de artesanato e outros trabalhos de produtores de dez regiões do Espírito Santo. Os produtos serão vendidos a partir de R$ 5,00. A entrada é gratuita.
Além de oferecer ao público produtos tradicionais do campo e novidades nas produções do campo, a exposição estimula a valorização dos produtores capixabas.
O coordenador do evento, Ademir Dadalto, reforçou que o público poderá apreciar, nos quatro dias de feira, o trabalho de empreendedores de todas as regiões do Estado.
“Além de ser um apoio extra para as famílias do interior, que têm sido fortemente impactadas pelo cenário de pandemia, o evento promove um verdadeiro intercâmbio entre o campo e a cidade. Os capixabas poderão apreciar produções de todas as regiões do estado, sem sair da capital”, frisou.
Veja a seguir alguns produtos que estarão expostos na feira:
IOGURTE DE PIMENTA
De Venda Nova do Imigrante e com mais de 10 anos de tradição familiar, a empresa “Sabor nas Montanhas” produz queijos e iogurtes 100% naturais, sem aditivos químicos. Os sabores dos iogurtes são uma atração a parte. Entre os destaques estão, os iogurte com pimenta, abacaxi com pimenta e limão com gengibre.
CHOCOLATE ORGÂNICO
O chocolate orgânico “Espírito Santo” promete agradar os paladares mais exigentes. Produzido em Iconha e de forma artesanal, a família responsável pela produção trabalha no ramo há mais de 30 anos.
MEL
Além do mel na versão tradicional, produtores capixabas tem investido em opções como mel com pimenta, macadâmia, alecrim, gengibre e manjericão. Esses produtos estão entre os destaques da feira.
CACHAÇA ENVELHECIDA
Para os amantes de aguardente, diversas bebidas produzidas de Norte a Sul do Espírito Santo estarão presentes. Uma delas vem de Aracruz, com opções curtidas em barris de inox, carvalho e castanha-do-pará, o que as deixa com sabor similar ao uísque.
Um exemplar de cachaça produzido em Domingos Martins e resultado da tradição familiar também estará na feira. A cachaça passou pelo processo de curtume por 45 anos.
CAFÉS
Para alguns, é uma fonte de energia e uma forma de se manter acordado. Para outros, uma fonte de renda. O café capixaba também vai marcar presença na feira.
Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), existem 150 mil hectares de café arábica em produção no Espírito Santo, em 48 municípios, com cerca de 53 mil famílias na atividade. A Feira Sabores da Terra trará cafés especiais de norte a sul do estado.
ORQUÍDEAS
A floricultura capixaba reforça as belezas naturais e a potência do agronegócio para o mercado local.
Entre os destaques na exposição de flores estão as orquídeas, que vão deixar o espaço da feira e da sua casa mais encantadores.
O trabalho de cultivo da planta envolve muito cuidado e paciência, desde a plantação, a colheita, até chegar ao consumidor final.
Pandemia
Por conta da pandemia, pelo segundo ano, a edição do evento contará com protocolos especiais para proteger todos que participam. Os expositores com mais de 60 anos, por exemplo, precisam apresentar comprovante de vacinação contra covid-19.
Serviço
A Feira Sabores da Terra terá entrada gratuita. O evento vai ocorrer entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, na Praça do Papa, em Vitória.
Na quinta e sexta-feira, a feira estará aberta das 16h às 22h. No sábado, o funcionamento será das 10h às 22h. Já no domingo, a feira está aberta ao público das 10h às 18h.