Entretenimento e Cultura

Iogurte exótico e cachaça envelhecida: veja alguns dos produtos da Feira Sabores da Terra

Os produtos de diversos empreendedores capixabas estão expostos na feira, na Praça do Papa, em Vitória

Foto: Divulgação

Iogurtes exóticos, mel natural, cafés, queijos e vários outras delícias diretamente do interior do Espírito Santo! Já imaginou tudo isso reunido em um só lugar? A Feira Sabores da Terra começou na quinta-feira (29) e prossegue até domingo (01), na Praça do Papa, em Vitória. Além de todas essas  guloseimas, o evento traz também peças de artesanato de diversos empreendedores capixabas.

Na feira, estão expostos alimentos, bebidas, flores, peças de artesanato e outros trabalhos de produtores de dez regiões do Espírito Santo. Os produtos serão vendidos a partir de R$ 5,00. A entrada é gratuita.   

Além de oferecer ao público produtos tradicionais do campo e novidades nas produções do campo, a exposição estimula a valorização dos produtores capixabas.

O coordenador do evento, Ademir Dadalto, reforçou que o público poderá apreciar, nos quatro dias de feira, o trabalho de empreendedores de todas as regiões do Estado. 

“Além de ser um apoio extra para as famílias do interior, que têm sido fortemente impactadas pelo cenário de pandemia, o evento promove um verdadeiro intercâmbio entre o campo e a cidade. Os capixabas poderão apreciar produções de todas as regiões do estado, sem sair da capital”, frisou.

Veja a seguir alguns produtos que estarão expostos na feira:

Foto: Divulgação

IOGURTE DE PIMENTA

De Venda Nova do Imigrante e com mais de 10 anos de tradição familiar, a empresa “Sabor nas Montanhas” produz queijos e iogurtes 100% naturais, sem aditivos químicos. Os sabores dos iogurtes são uma atração a parte. Entre os destaques estão, os iogurte com pimenta, abacaxi com pimenta e limão com gengibre.

Foto: Divulgação / MF Press Global

CHOCOLATE ORGÂNICO

O chocolate orgânico “Espírito Santo” promete agradar os paladares mais exigentes. Produzido em Iconha e de forma artesanal, a família responsável pela produção trabalha no ramo há mais de 30 anos. 

Foto: Divulgação

MEL

Além do mel na versão tradicional, produtores capixabas tem investido em opções como mel com pimenta, macadâmia, alecrim, gengibre e manjericão. Esses produtos estão entre os destaques da feira. 

Foto: Divulgação

CACHAÇA ENVELHECIDA 

Para os amantes de aguardente, diversas bebidas produzidas de Norte a Sul do Espírito Santo estarão presentes. Uma delas vem de Aracruz, com opções curtidas em barris de inox, carvalho e castanha-do-pará, o que as deixa com sabor similar ao uísque. 

Um exemplar de cachaça produzido em Domingos Martins e resultado da tradição familiar também estará na feira. A cachaça passou pelo processo de curtume por 45 anos.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

CAFÉS

Para alguns, é uma fonte de energia e uma forma de se manter acordado. Para outros, uma fonte de renda. O café capixaba também vai marcar presença na feira. 

Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), existem 150 mil hectares de café arábica em produção no Espírito Santo, em 48 municípios, com cerca de 53 mil famílias na atividade. A Feira Sabores da Terra trará cafés especiais de norte a sul do estado. 

Foto: Divulgação

ORQUÍDEAS

A floricultura capixaba reforça as belezas naturais e a potência do agronegócio para o mercado local. 

Entre os destaques na exposição de flores estão as orquídeas, que vão deixar o espaço da feira e da sua casa mais encantadores.  

O trabalho de cultivo da planta envolve muito cuidado e paciência, desde a plantação, a colheita, até chegar ao consumidor final.

Pandemia

Por conta da pandemia, pelo segundo ano, a edição do evento contará com protocolos especiais para proteger todos que participam. Os expositores com mais de 60 anos, por exemplo, precisam apresentar comprovante de vacinação contra covid-19.

Serviço

A Feira Sabores da Terra terá entrada gratuita. O evento vai ocorrer entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, na Praça do Papa, em Vitória.

Na quinta e sexta-feira, a feira estará aberta das 16h às 22h. No sábado, o funcionamento será das 10h às 22h. Já no domingo, a feira está aberta ao público das 10h às 18h.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.

Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.