Entretenimento e Cultura

Irmãs Kardashians podem ser processadas por propaganda enganosa

Quem segue a família Kardashian-Jenner, no Instagram, já viu as irmãs posando com algum produto, na maioria das vezes, com funções estéticas, em postagens patrocinadas por empresas, para que seus produtos tenham uma visibilidade maior e que os consumidores sejam influenciados pela figura pública que está fazendo a propaganda do produto. Até aí sem surpresas, não?

O que mudou dessa vez – e surpreendeu inclusive os advogados da família – foi a intimação que Kris Jenner, que administra a carreira das filhas, recebeu da ONG Truth in Advertising. A carta traz o seguinte recado:

Descobrimos que os membros da família Kardashian-Jenner estão envolvidos em campanhas de marketing enganosas.

A acusação não diz respeito necessariamente a postagem das fotos com os produtos, mas sim quanto à falta de sinalização de que aquilo é uma propaganda paga, e não apenas uma dica ou um clique do dia a dia. Outro trecho da carta, segundo o Page Six, é:

– [A investigação] encontrou uma infinidade de posts que não divulgam de forma clara e visível a relação [das irmãs] com os produtos, como é exigido por lei.

A carta lista ao menos 27 empresas – incluindo Puma, Calvin Klein, Fit Tea e outras – que os investigadores acreditam terem sidos pagas e postadas de forma disfarçada para os consumidores.

Sobre isso, a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Jessica Rich, comentou:

– Os consumidores tem o direito de saber quando eles estão vendo uma propaganda paga.